Windows 11 vem aí: Preciso atualizar meu computador? Windows 10 vai acabar?
Embora a Microsoft ainda não tenha anunciado uma data oficial, o lançamento de seu novo sistema operacional, o Windows 11, deve acontecer antes do final do ano. Portanto, se você utiliza o Windows 10 ou versões anteriores, é importante saber o que precisará ser feito para ter acesso a novidade quando ela chegar.
Terá custo extra? É compatível com o meu computador? O que há de diferente no Windows 11? São algumas das perguntas que vamos responder agora.
O que acontece com Windows 10?
Primeiramente, vamos começar falando do Windows 10, lançado em 2015. De acordo com a Microsoft, ele deixará de receber suporte da empresa americana em 2025. Esse é o padrão da política da Microsoft para a maioria dos seus produtos: dez anos de suporte. Nos primeiros cinco anos, isso inclui, por exemplo, atualizações de segurança e atendimento gratuito. Nos cinco anos finais, a resolução de problemas passa a ser paga.
Logo, podemos considerar que o Windows 10 entrou nessa fase final do seu ciclo de vida. A data para o fim do suporte está marcada para 14 de outubro de 2025, dia em que acabarão as atualizações para as versões Home, Pro, Enterprise, Pro Education e Pro For Workstations.
Isso não significa, porém, que você será obrigado a deixar de usar o Windows 10 daqui a quatro anos. Ainda há quem utilize, por exemplo, os Windows 7 e 8, que já tiveram seu suporte encerrado pela Microsoft.
A desvantagem, portanto, está no fim das atualizações de segurança, que deixam seu computador mais vulnerável a longo prazo. Muitos malwares são criados para atacar o Windows, que é um sistema operacional bastante popular.
Como saber se posso usar o Windows 11?
Vem então uma outra pergunta: seu computador terá capacidade para rodar o Windows 11? Se você comprar um novo aparelho entre hoje e o lançamento do sistema operacional (que, especula-se, deve acontecer em outubro), então, sim.
Mas, para conferir se o seu computador atual com Windows 10 é compatível para a atualização grátis do Windows 11 quando ele sair, basta acessar o site da Microsoft e verificar se ele cumpre os requisitos.
Falando em atualização grátis, esse é um fator importante: caso seu computador seja compatível com o Windows 11, não haverá custos para que você instale o novo sistema operacional em seu computador.
Como instalar o Windows 11 quando ele for lançado?
O caminho para isso é simples. A partir do momento em que ele estiver disponível, você deve acessar o menu de Configurações do Windows, clicar em "Atualização e Segurança", depois em "Windows Update", e depois em "verificar se há atualizações".
Se ele já tiver sido lançado, você verá a opção para a atualização do Windows 11 em seguida, e aí basta fazer o download e a instalação.
Afinal, o que há de novidade no Windows 11?
O novo Windows tem alguns atrativos interessantes. Primeiro, seu visual é mais próximo do sistema concorrente macOS, da Apple, com um botão "Iniciar" centralizado e uma interface mais limpa.
Outra novidade é a possibilidade de integrar e rodar aplicativos do Android. Então, você poderá baixar e utilizar apps como o TikTok, por exemplo, diretamente no Windows.
O Microsoft Teams, que permite compartilhamento de arquivos e videoconferência, bastante utilizado em época de pandemia, passará a integrar a barra de ferramentas, fazendo com que seja mais fácil acessá-lo.
Nos games, o Windows 11 promete oferecer gráficos melhores, próximos aos dos consoles Xbox, também da Microsoft, graças à tecnologias como o HDR. Aliás, falando em Xbox, será possível baixar apps diretamente numa aplicação do console nesse sistema operacional.
*Com matéria de Guilherme Tagiaroli e informações do site "Cnet".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.