Android 12 pode permitir controlar celular fazendo 'caretas'; entenda
Atualmente em versão de testes para um grupo restrito de pessoas, o Android 12 — próxima grande atualização do sistema operacional de celulares Samsung, Motorola, Xiaomi e por aí vai — contará com uma função interessante. A versão beta do Android 12 está testando um recurso que permite que você controle seu aparelho com suas expressões faciais.
Descoberta pelo site "XDA Developers", a função "Camera Switches" fica no aplicativo de acessibilidade do sistema e usa a câmera frontal para ver se você está olhando para a tela e reconhecer os gestos faciais de quem usa o celular.
Com o Android 12 e o "Camera Switches" ligado, diversas expressões faciais podem desencadear ações no celular. Por exemplo: abrir a boca abre o painel de notificações, e levantar as sobrancelhas permite retornar à tela inicial.
No entanto, você não pode simplesmente criar uma expressão facial própria. O Android 12 vem com uma série de gestos faciais predefinidos que você pode ativar e personalizar: abrir a boca, sorrir, levantar as sobrancelhas, olhar para a esquerda, olhar para a direita e olhar para cima. Usando essas opções você pode realizar as seguintes ações:
- Pausar a troca da câmera
- Alternar verificação automática (desativado)
- Varredura automática reversa
- Selecione
- Próximo
- Anterior
- Toque e segure
- Rolar para a frente
- Rolar para trás
- Início
- Voltar
- Notificações
- Configurações rápidas
- Visão geral
Você pode personalizar o tamanho e a duração do gesto facial. Quando o recurso está ativado, um ícone de notificação constante é mostrado na tela para que você saiba que a câmera de seu telefone está em uso.
Embora a nova ferramenta tenha aparecido no Android 12, ela não parece ser exclusiva da mais nova versão. O "XDA" conseguiu instalar a versão atualizada do app Suíte de Acessibilidade em um celular com Android 11 e teve acesso ao "Camera Switches". No entanto, o recurso não foi lançado oficialmente para esses telefones ainda.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.