Cobrança de IOF pela Receita Federal para liberar empréstimo é golpe
A Receita Federal alertou os contribuintes para um novo golpe que está sendo aplicado por aqui. A fraude exige que a vítima pague IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para liberar o valor de um empréstimo ou financiamento pendente.
A falsa cobrança chega por correio, não por email, e há dados bancários para pagamento por depósito e uma assinatura falsa de um funcionário da Receita.
"Trata-se de um golpe, já que a Receita Federal não fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência", afirma o órgão em nota.
O recolhimento de IOF, segundo a Receita, é feito exclusivamente via Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). A cobrança é feita sempre pela instituição financeira que concede o crédito, nunca pela receita.
O golpe foi registrado na Delegacia da Receita de Natal (RN) e está sendo investigado. Os responsáveis podem responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsa identidade, além de danos causados à imagem da Receita e a seus servidores.
O órgão orienta entrar em contato com a Ouvidoria do Ministério da Economia pela internet em caso de dúvidas ou para enviar uma denúncia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.