Topo

'Não use calculadora': Por que este problema de matemática sempre viraliza?

Meme da Nazaré confusa, com Renata Sorrah, virou sucesso mundial - Reprodução/Instagram
Meme da Nazaré confusa, com Renata Sorrah, virou sucesso mundial Imagem: Reprodução/Instagram

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt, de São Paulo

24/08/2021 17h00

Mais uma vez um problema matemático agitou o mundo da ciência dos números no Twitter. Uma publicação feita pela internauta Emma Jenner viralizou após apresentar uma equação PEMDAS aos seus seguidores.

Caso não saiba, PEMDAS é a sigla em inglês de parênteses, expoentes, multiplicação/divisão, adição/subtração, ou seja, a ordem das operações.

A regra para resolver uma conta PEMDAS deve ser: parênteses, potências, multiplicações e divisões e, por último, adição e subtração. Mas essa nem é a questão.

A curiosidade das pessoas em torno de problemas matemáticos viraliza de tempos em tempos. A deep web (parte "invisível da internet") está cheia deles. Mas por que algumas postagens que misturam lógica e opinião acabam caindo nas graças da internet?

A Zulie Rane, escritora e youtuber (12,8 mil inscritos), destacou algumas hipóteses em uma publicação na plataforma Medium. E os problemas PEMDAS se encaixam em todas elas.

Hipótese Yanny/Laurel

Você se lembra do caso da cor do vestido, azul ou dourado, que viralizou em 2015? E da postagem em que alguns usuários escutavam Yanny e outros escutavam Laurel?

A dualidade de repostas que dividem a internet causam comoção — e alguns usuários que usam a imaginação até são capazes de ir além e oferecer uma terceira via para explicar/destacar o que se está vendo ou ouvindo. Com isso, surgem diversos comentários no post original, dando-lhe mais engajamento.

É uma das respostas que justificam as equações matemáticas viralizarem — e outras ressurgirem das cinzas após anos de seus pequenos minutos de fama.

Hipótese de Dunk

Segundo Rane, o ponto acima ajuda a entender o motivo de as pessoas se envolverem (com comentários, por exemplo) tanto com um viral. Já a hipótese de Dunk explica o porquê muita gente compartilha a postagem original.

Novamente, a dualidade de respostas acaba criando dois grupos opostos que têm absoluta certeza de que estão certos e defendem sua opinião arduamente. Um tuíte dunk, segundo ela, quando alguém compartilha um post do qual discorda, como uma forma de zombar do autor.

Misturado a isso, os internautas que concordam com a determinada publicação continuam postando por achar que estão corretas. Sabe o fale bem ou fale mal, mas fale de mim? É uma metáfora que ajuda a entender essa hipótese.

Hipótese da Nostalgia

A nostalgia bate no coração e na mente da internet facilmente. Alguns memes, fotos, textos são capazes de nos fazer relembrar certos momentos em que vivemos.

E, assim, comentar em como aquela época era boa ou experiências vivenciadas naquele tempo, fazendo com que o post se torne popular. No caso da equação que viralizou, ela pode remeter aos tempos de escola, por exemplo.

Hipótese 'É tudo arbitrário'

Essa hipótese defende que os usuários ficam irritados porque foi tudo inventado. Ao contrário da maioria das fórmulas, como a2 + b2 = c2 não é uma grande verdade matemática, destaca Rane.

Você faz de um jeito porque lhe foi ensinado assim na escola. Mas e se fizer o cálculo de uma outra maneira? A necessidade de ir contra as regras determinadas por um sistema pode fortalecer a sensação de que é tudo arbitrário.

O fato de não ser intuitivo e nem irrefutável reflete em uma tonelada de justificativas e interpretações errôneas, afirma a youtuber.

Hipótese do 'Twitter Just Sucks' ('Twitter é uma droga', em tradução livre)

Essa hipótese diz que o Twitter pode ser o solo fértil para a raiva e a falta de comunicação. Dessa forma, as pessoas fazem julgamentos sobre você com base em suas respostas aos problemas matemáticos.

Ela defende que talvez não seja as equações que trazem a possibilidade de argumentos julgadores, mas sim, que o Twitter seja capaz de infectá-los com essas interpretações e insultos.