Estas fotos sensacionais nos fazem agradecer a invenção do modo close up
Felipe Oliveira
Colaboração para Tilt, em São Paulo
19/09/2021 04h00
Estar no lugar certo e na hora certa. Um clique e, segundos depois, a captura de uma imagem impressionante. Para celebrar o trabalho de pessoas que dedicam seu tempo para fazer fotos incríveis, o concurso internacional Close-Up Photographer of the Year (Fotógrafo de close up do ano, em tradução livre) elegeu seus vencedores.
O objetivo da premiação é valorizar as melhores imagens que trazem aos nossos olhos detalhes que muitas vezes não conseguimos ver a olho nu. Na última edição, foram mais de 6.500 inscrições de 52 países diferentes.
O prêmio veio em várias categorias, incluindo "animais", "insetos", "plantas e fungos", "micro", "paisagem" e "jovem". Ao todo, 100 fotos ganharam destaque no concurso.
Os resultados são tão impactantes que vai fazer muita gente agradecer a invenção do modo close up — quando a lente da câmera foca em um objeto (ou pessoa) para capturar seus detalhes bem aproximados.
A vencedora do concurso na categoria animais foi a professora francesa de ecologia molecular Galice Hoarau, que capturou uma imagem impressionante de larva de enguia perto da ilha de Lembeh, na Indonésia, durante um mergulho (imagem abaixo).
"Eu localizei esta larva de enguia na ilha de Lembeh (Indonésia) durante um mergulho em águas negras. O mergulho em águas negras consiste essencialmente em mergulhar à noite em oceano aberto, geralmente em águas profundas ou muito profundas", disse Galice Hoarau.
A imagem abaixo ficou com o segundo lugar na mesma categoria. Nem é possível imaginar que trata-se de uma foto com "zoom" em plantas (do gênero Menyanthes). Ela foi tirada em área de preservação da natureza na Hungria.
Confira um álbum com fotos impressionantes premiadas pelo concurso e relatos dos fotógrafos sobre o momento da captura das imagens.
Estas fotos sensacionais nos fazem agradecer a invenção do modo close up
1 / 14
"Eu localizei esta larva de enguia na ilha de Lembeh (Indonésia) durante um mergulho em águas negras. O mergulho em águas negras consiste essencialmente em mergulhar à noite em oceano aberto, geralmente em águas profundas ou muito profundas", disse Galice Hoarau
Galice Hoarau/Close-Up Photographer of the Year
2 / 14
"Eu estava me preparando para tirar fotos das Menyanthes (plantas) na área de preservação da natureza na Hungria, quando avistei essa composição no pântano. Eu cuidadosamente montei meu tripé e rezei para que a aranha não se movesse. Isso me permitiu algumas fotos antes de desaparecer na folhagem", afirmou.
Csaba Daroczi/Close-Up Photographer of the Year
3 / 14
"Este sapo comum ( Bufo bufo ) gostou de mim, provavelmente porque eu também parecia um homem-rã. Ele não parou de me seguir durante meu mergulho de duas horas na fonte cárstica de Buèges, na França", afirmou Mathieu.
Mathieu Foulquié/Close-Up Photographer of the Year
4 / 14
"Únicas entre os aracnídeos, as aranhas-lobo são mães dedicadas. O saco de ovos é transportado no abdômen e uma vez que as minúsculas aranhas emergem, elas sobem em cima de sua mãe, onde ela continua a carregá-las e protegê-las por várias semanas até que sejam grandes o suficiente para se defenderem sozinhas", afirmou Laurent.
Laurent Hesemans/Close-Up Photographer of the Year
5 / 14
"Os menores membros da família dos cavalos-marinhos, os cavalos-marinhos pigmeus, são minúsculos habitantes de fãs do mar nos recifes de coral. Esta espécie, Hippocampus denise, de apenas 2 cm de altura, é tão cuidadosamente escondida que só foi descoberta em 2003", contou Jade.
Jade Hoksbergen/Close-Up Photographer of the Year
6 / 14
"As aranhas de jangada (Dolomedes fimbriatus) podem ser encontradas em pântanos, poços, lagoas e riachos de movimento lento. Para pegar uma presa, elas 'caminham' sobre a água com seus apêndices estendidos, sentindo vibrações. Encontrei esta na superfície de uma piscina pantanosa no Parque Nacional do Lago Plesheevo, na Rússia", disse.
Svetlana Ivanenko/Close-Up Photographer of the Year
7 / 14
"A expressão atrevida me lembrou do Gato Cheshire de Alice no País das Maravilhas. Na verdade, essa criatura recebe o nome da maneira como enrola a cauda para se cobrir durante o sono, semelhante a um gato. Encontrei esse indivíduo durante uma caminhada noturna pelo Parque Nacional Kubah, na ilha de Bornéu (Malásia)", disse o autor da foto.
Bernhard Schubert/Close-Up Photographer of the Year
8 / 14
"Estávamos caminhando em direção às docas quando vi uma bela pintura descascando em um canteiro de obras abandonado. Aproximei-me para fotografá-lo quando minha mulher perguntou se eu também tinha notado a borboleta. Eu não tinha visto que estava a quilômetros de distância, mas já havia capturado essa imagem por acaso", disse o autor da foto.
Mike Curry/Close-Up Photographer of the Year
9 / 14
"Parentes próximos de vaga-lumes, os besouros da Lamprigera diferem porque as fêmeas não têm asas e produzem uma luz esverdeada brilhante e constante na ponta do abdômen. Para capturar a trilha de luz contínua e brilhante de seu abdômen, usei uma longa exposição enquanto ela caminhava ao longo de um bastão", afirmou Chien Lee.
Chien Lee/Close-Up Photographer of the Year
10 / 14
"Estou sempre à caça de joaninhas no meu jardim, então fiquei emocionado quando me deparei com essa variedade de sete pontos escalando o botão de uma papoula oriental. Peguei minha câmera e coloquei no modo de disparo contínuo", afirmou Jacky.
Jacky Parker/Close-Up Photographer of the Year
11 / 14
"Ao chegar a um dos meus lugares favoritos para a macro fotografia, encontrei algumas formigas pretas carregando os ovos da colônia ao longo de um galho. Passei muito tempo seguindo as formigas tentando obter uma imagem como esta e só consegui capturar esse momento dourado quando a formiga parou", contou Marcus.
Marcus Kam/Close-Up Photographer of the Year
12 / 14
"Esta imagem é uma pilha de 34 imagens de foco agrupadas. Ela foi tirada em fevereiro de 2020 em uma floresta mista em Buckinghamshire, Reino Unido", disse Barry.
Barry Webb/Close-Up Photographer of the Year
13 / 14
"Esta é uma Micrasterias radiosa, uma microalga pertencente ao enorme grupo das desmidas. Essas microalgas também são chamadas de algas ornamentais, porque todas as formas têm pelo menos um eixo de simetria", disse o autor da imagem.
Gerd A. Günther/Close-Up Photographer of the Year
14 / 14
"Em uma manhã gelada de inverno, saí para tirar algumas fotos macro extremas da superfície de um pouco de água congelada que se acumulou nos trilhos deixados por um trator. Agachando-me, avistei alguns colêmbolos amarelos (Sminthurus maculatus) que se alimentam dos raios solares refletidos no gelo", afirmou.
Koncz-Bisztricz Tamás/Close-Up Photographer of the Year
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.