Startup permite mudar um sotaque em tempo real durante chamadas de voz
Já imaginou contar com a ajuda de um programa de computador para disfarçar ou até alterar o seu sotaque? Essa é a aposta da startup americana Sanas para facilitar a comunicação global, com reuniões entre pessoas de diferentes nacionalidades pela internet cada vez mais comuns.
Por meio dessa solução tecnológica, é possível solicitar que, de maneira automática, seu discurso numa chamada seja artificialmente adaptado em tempo real para um determinado sotaque selecionado previamente, como o britânico ou o norte-americano, no caso do inglês, por exemplo.
O recurso de "tradução de sotaque" pode ser utilizado tanto em vídeo-chamadas quanto em mensagens de áudio enviadas separadamente.
Como funciona
Na prática, a tecnologia, baseada em inteligência artificial conta com um algoritmo de aprendizado de máquina que é capaz de reconhecer a fala de uma pessoa e, ao mesmo tempo, "traduzir" as mesmas palavras para um sotaque escolhido em uma lista, ou detectado na fala de outra pessoa presente na reunião. Esse fluxo acontece de maneira simultânea e automática.
A empresa atualmente realiza testes que incluem diferentes nacionalidades e países, como Estados Unidos, Reino Unido, Filipinas, Índia, América Latina e outros. O objetivo é de incrementar a ferramenta e corrigir possíveis falhas. Mas por enquanro o sistema só funciona com falas em inglês.
Até o final de 2021, a Sanas quer disponibilizar na ferramenta a opção de "traduzir" no inglês os sotaques americano, espanhol, britânico, indiano, filipino e australiano. Não há previsão de adaptação da tecnologia para outros idiomas, como o português.
"A Sanas está se esforçando para tornar a comunicação fácil e livre de atritos, para que as pessoas possam falar com confiança e se entender, onde quer que estejam e com quem estão tentando se comunicar", declarou o CEO da startup, Maxim Serebryakov, em um comunicado oficial à imprensa.
A Sanas encontra-se na fase de financiamento seed round, que consiste em uma rodada traduzida para o português como "capital semente", e já recebeu investimentos que totalizam US$ 5,5 milhões (R$ 29 milhões, em conversão direta).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.