Covid-19: golpe usa busca por falso certificado de vacina para fazer vítima
É crescente o número de tentativas de phishing por meio da venda de certificados falsos de vacinação na internet. O alerta é do FortiGuard Labs, laboratório de pesquisa de ameaças da empresa de segurança digital Fortinet.
Cibercriminosos na dark web (parte "invisível" da internet) estão se beneficiando da procura para invadir sistemas, por meio de links e emails maliciosos, segundo a companhia. Golpes de phishing tem como objetivo roubar dados pessoais ou ser a ponte para a instalação de um malware. Ela funciona como uma isca virtual.
Foi detectado pela Fortinet um spam (mensagens indesejadas) nessa linha que não só oferecia o certificado falso —o que já é uma fraude—, como incluía um suposto registro no banco de dados internacional de vacinas de países como Argentina, Brasil, México, Estados Unidos, Itália e também Reino Unido.
A procura por certificados de vacina não autorizados cresce à medida que mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo se vacinaram, facilitando o caminho para que alguns países introduzissem programas de comprovação de vacinação por meio dos chamados "passaportes da vacina".
Eles permitem que as pessoas viajem para países com restrições, retornem ao escritório ou participem de eventos públicos em ambientes fechados ou não.
Basicamente, parte da população que se recusa a tomar a vacina tem recorrido aos documentos falsos burlar as novas regras
Como o golpe funciona
Os criminosos solicitam o pagamento de US$ 149,95 em bitcoin (criptomoeda) e mais informações de identificação pessoal, como documentos de ordem sensível (ou seja, que ajudam a identificar indivíduos).
Não se sabe se, além da tentativa de phishing, os criminosos chegam a completar a fraude entregando o passaporte falso de vacinação ou se apenas captam o dinheiro sem entregar o serviço prometido.
Além da venda de falsos certificados de vacinação, o FortiGuard Labs afirma que analisou diversos anúncios na dark web para produtos e serviços que vão desde cartões de vacinas em branco a certificados verificáveis. Ou seja, que funcionariam em caso de uma verificação.
O jeito para não cair em golpes assim você já deve ter percebido: não recorra a sistemas que prometem emitir comprovantes falsos de vacinação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.