Astrologia? Por que robôs em Marte ficarão em silêncio na conjunção solar
Robôs da Nasa e da CNSA (Agência Espacial Chinesa), que atualmente cumprem missões em Marte, estarão sem comunicações com a Terra durante os próximos dias. O Sol será o principal responsável pelo silêncio entre os pesquisadores e as máquinas que atuam no solo do planeta vermelho.
A interrupção acontecerá devido ao período conhecido na astronomia como "conjunção solar", que apesar do nome, não tem nada a ver com astrologia: é quando o Sol se posiciona exatamente entre dois planetas em lados opostos, que neste caso, em 2021, envolve a Terra e Marte. O fenômeno acontecerá entre 2 e 16 de outubro.
De acordo com a Nasa, como o Sol expulsa gás ionizado de sua coroa, que se espalha pelo sistema solar, o período de conjunção solar poderá corromper os comandos emitidos por sinais de rádio entre Terra e Marte, já que esses gases poderão causar interferência na comunicação.
Para evitar um comportamento inesperado dos robôs por falha da comunicação, a Nasa e a CNSA adotarão medidas diferentes.
Enquanto os norte-americanos adiantarão comandos para as máquinas continuarem atuando por contra própria, os chineses suspenderão as pesquisas e "hibernarão" os seus robôs.
"Embora nossas missões em Marte não sejam tão ativas nas próximas semanas, elas ainda nos informarão sobre seu estado. Cada missão recebeu um dever de casa para fazer até que faça contato novamente", disse Roy Gladden, um dos gerentes do projeto na Nasa.
A lista de tarefas da Nasa
Os robôs da Nasa estarão sem comunicação com seus "chefes", mas continuarão trabalhando.
Segundo a Nasa, o dever de casa do robô Perseverance incluirá medições do tempo com seus sensores, buscas por redemoinhos de poeira com suas câmeras e captura de sons. Já o helicóptero Ingenuity permanecerá a 175 metros do Perseverance, emitindo status semanais sobre o companheiro.
O Curiosity também atuará com medições do tempo, porém com sensores diferentes do Perseverance, além de captação de radiação e buscas por redemoinhos.
A sonda estacionária InSight permanecerá durante a conjunção solar identificando eventuais tremores por meio do seu sismômetro, enquanto os três orbitadores da Nasa - Odyssey, Mars Reconnaissance Orbiter e Mavem - vão retransmitir dados das missões da agência à Terra.
Após o apagão planetário, os cientistas da Nasa devem fazer o download, de uma só vez, de todas as informações coletadas para serem analisadas.
Robô chinês ganha folga
O Zhurong Mars, robô chinês de 1,85 metros de altura e 240 quilos "está em boa forma", segundo comunicado da CNSA, mas ganhará uns dias de descanso.
De acordo com Sun Zezhou, projetista-chefe da missão, o robô "suspenderá suas operações devido à interrupção antecipada de suas comunicações com a Terra causada pela radiação eletromagnética solar", retomando a comunicação somente depois do período de conjunção solar.
Em seus últimos comunicados, a estatal chinesa não informou se o robô consegue ser autônomo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.