Jato Gigante: entenda o fenômeno poderoso que iluminou o céu de Porto Rico
Um fenômeno no céu raro e poderoso foi registrado em Cabo Rojo, no Porto Rico, no dia 20 de setembro. Os chamados "Jatos Gigantes" (do Inglês, gigantic jet), tiveram imagens capturadas pelas lentes do fotógrafo Frankie Lucena, também na ilha caribenha, e publicadas no Twitter.
Mas, afinal de contas, o que é esse evento? Jatos gigantes são um tipo de descarga elétrica especial que ocorre entre algumas tempestades e que começou a ser documentada apenas neste século.
Em Porto Rico, esse jato percorreu aproximadamente 70 quilômetros em menos de um segundo — características marcantes em fenômenos do tipo "Eventos Luminosos Transientes" (Transient Luminous Events, em inglês).
Essa categoria, chamada também de TLEs, é conhecida pelos fenômenos luminosos de curta duração, com menos de um segundo. Além disso, acontecem acima de nuvens de tempestade e se relacionam com os relâmpagos.
Os jatos são diferentes dos relâmpagos, mas podem ser confundidos com os "sprites", eventos luminosos de cor avermelhada que também ocorrem acima das nuvens de tempestade.
São o tipo mais comum de TLE e estão relacionados com a ocorrência de relâmpagos do tipo nuvem-solo.
Como acontece um fenômeno desses?
Embora os motivos que promovem Jatos Gigantes ainda estejam sendo pesquisados, sabe-se que o evento é capaz de reduzir o desequilíbrio de carga entre as diferentes partes da atmosfera terrestre.
O fenômeno pode ser visto a olho nu em um ambiente bastante escuro quando ocorrer uma tempestade poderosa. Porém, a qualidade das imagens registradas pelo fotógrafo porto riquenho impressionam.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.