Nubank, Telegram, Twitter: veja lista de apps que registraram reclamações
A falha geral enfrentada pelos sistemas do WhatsApp, Instagram e Facebook tem afetado internautas desde o início da tarde desta segunda-feira (4). Em meio a impossibilidade de uso dos aplicativos e das versões para o computador, relatos de dificuldades de acesso de outras plataformas também ganharam destaque hoje.
Informações não-oficiais e reclamações compartilhadas no Twitter dão conta de problemas para usar as plataformas do Nubank, Telegram e Twitter. Além deles, serviços das operadoras Claro, Oi, Vivo e Tim.
A hastagh #InternetShutDown (desligamento da Internet, na tradução direta) chegou a ser um dos assuntos mais comentados do Twitter (rede social que segue funcionando, ainda que com lentidão). Até 19h30, ela contabilizava 144 mil interações.
Reclamações sobre operadoras
De acordo com o site DownDetector, que monitora queixas feitas na internet sobre empresas, houve pico de reclamações envolvendo as operadoras Claro às 13h18, com mais de mil relatos. O da Vivo foi registrado 13h20, com 700 reclamações. Já a Tim registrou maior volume 13h21, com 412.
Pelo volume de registros, uma pane generalizada sobre esses respectivos serviços não parece ser real. Acredita-se que alguns internautas tenham relatado falhas em seus planos de dados e conexão wi-fi antes de descobrirem que seus problemas de acesso tinham ligação direta com o WhatsApp e redes sociais.
Um indicativo disso é que, à medida que os relatos foram se acumulando sobre a queda das plataformas do Facebook ser um problema mundial, essas reclamações diminuíram, dando lugar a outras.
Nubank
Perto das 11h de hoje, o Nubank começou a receber reclamações de usuários que tentavam fazer operações bancárias online. O pico de queixas no site DownDetector ocorreu às 13h.
A falha foi confirmada pela empresa em nota enviada ao UOL Economia: "Verificamos que parte da nossa base de clientes encontrou oscilações no app na data de hoje. Lamentamos o ocorrido e informamos que as operações já foram normalizadas".
Telegram instável
Outro serviço que contabilizou reclamações foi o do Telegram, rival direto do WhatsApp.
De acordo com o mesmo site, o sistema de mensagens registrou muitas reclamações por volta das 15h20 — pouco mais de mil relatos.
Os problemas mais notificados foram em relação ao aplicativo móvel, com 47% dos casos. Além disso, 28% reclamaram sobre o envio de mensagens e outros 24% de conexão com o servidor.
Apesar das reclamações, o serviço de mensagens segue funcionando.
Gmail
O serviço de email do Google também enfrentou reclamações no início da tarde (em torno de 13h30). As queixas não foram altas. Por isso, não é possível cravar que trata-se de um problema geral. Aparentemente, foi algo pontual.
Já o Twitter, rede social que não pertence ao Facebook, serviu para abrigar várias manifestações sobre a queda dos seus concorrentes.
Porém, por volta das 16h50 da tarde de hoje, ficou lento e instável, também gerando uma onda de queixas, capturada pelo DownDetector. Em testes realizados pela equipe de Tilt, lentidão para carregar os tuítes e demora para a exibição de fotos foram problemas registrados.
Em resposta sobre a alta de reclamações, o Twitter confirmou que sua plataforma passava por algumas dificuldades em decorrência do aumento no número de casos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.