Nasa 'traduz' imagem do centro da Via Láctea em sons; veja o resultado
Os cientistas da Nasa, a agência espacial norte-americana, interpretaram dados de imagens capturadas no centro da Via Láctea e a representaram em sons. O clipe finalizado foi divulgado no Instagram na sexta-feira (1), Dia Internacional da Música, e rendeu comentários elogiosos e mais de 240 mil visualizações.
Segundo a agência, os sons combinam os dados do Telescópio Espacial Hubble, o Telescópio Espacial Spitzer e do Observatório de Chandra X-Ray.
"A luz dos objetos localizados no topo da imagem é mais aguda, enquanto a intensidade da luz controla o volume. Estrelas e fontes compactas são convertidas em notas individuais, enquanto nuvens extensas de gás e poeira produzem um zumbido em evolução. Um crescente acontece no canto inferior direito da imagem - é onde reside o buraco negro supermassivo de 4 milhões de massa solar no centro da galáxia, e onde as nuvens de gás e poeira são as mais brilhantes", explicou a agência.
No post, os seguidores ficaram impressionados com a perfeição da melodia. Muitos comentaram que o som é "divino" e "incrível".
"O som da via láctea <3", escreveu uma seguidora. "Isso é tão lindo. Como eles fazem isso?", comentou outra. Confira:
Sonificação
Esta não é a primeira vez que NASA divulga sons da nossa galáxia. No ano passado, uma transcrição feita pelo mesmo observador, o X Chandra, conseguiu transformar dados de imagens astronômicas em áudio. O processo chamado sonificação utilizou movimentos de corpos celestes da Via Láctea.
A sonificação representa a posição e brilho das fontes de luz no espaço. O processo não é uma reprodução do som proporcionado pela galáxia, mas um mapeamento de instrumentos com dados astronômicos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.