Topo

Christian Dunker: É necessário repensar a democracia no espaço digital

Colaboração para o UOL

06/10/2021 11h49

O psicanalista Christian Dunker analisou hoje que é necessário repensar a democracia no espaço digital.

"Ao longo do tempo, a democracia foi se pensando cada vez mais de forma inclusiva. A entrada das redes sociais, da linguagem digital é um imenso avanço em termos de inclusão das pessoas no debate democrático", afirmou durante o UOL Debate, desta quarta-feira (06). "A gente precisa repensar a democracia, é uma outra democracia quando a gente tem o espaço digital e quando a gente tem um número muito maior de pessoas falando em política. A participação política do brasileiro aumentou vigorosamente em menos de 10 anos", completa.

Sérgio Spagnuolo, editor do Núcleo Jornalismo, acredita que as redes sociais sozinhas não ameaçam as democracias. "Os problemas das redes sociais não são apenas a desinformação política", afirmou também durante o UOL Debate. "Tem problema econômico, de infraestrutura.. tem um monte de problema. A eventual regulação tem que estar dirigida a todos esses problemas e não só ao conteúdo postado lá. Isso tem a ver também com o impacto que tem na democracia, porque democracia não é só o debate político, é o quanto de influência que aquela plataforma tem na vida das pessoas", completa.

Para Cristina Tardáguila, da agência Lupa e colunista do UOL, não existe nenhuma prova que havendo regulação, diminui desinformação. "Essa correlação não se dá nos mais de 60 países. Essa correlação de que onde há lei, tem menos desinformação, é falsa. A gente padece de um problema crônico que é a falta de definição do que é desinformação. Me parece muito arriscado, a gente tentar vencer a desinformação por lei no Brasil em que os políticos são vítimas e fabricantes de desinformação", afirma. "A gente no Brasil vai ter um desafio enorme de enquanto os EUA decide o que será o futuro do Facebook, a gente vai ter uma eleição presidencial altamente polarizada"