Topo

Erro humano cria 'chuva' de drones durante show de luzes na China

Show de luzes em cidade chinesa acabou com espectadores fugindo de aeronaves não tripuladas - Reprodução/Youtube
Show de luzes em cidade chinesa acabou com espectadores fugindo de aeronaves não tripuladas Imagem: Reprodução/Youtube

De Tilt, em São Paulo

06/10/2021 23h33Atualizada em 07/10/2021 08h32

Um erro humano causou uma "chuva" de drones durante um show de luzes na cidade de Zhengzhou, na China. A cena apocalíptica, com dezenas de pequenas aeronaves caindo do céu, fez com que os espectadores do evento saíssem correndo para buscar abrigo.

De início, os organizadores do evento afirmaram que houve sabotagem de uma empresa rival de produção de drones, que teria criado uma "interferência intencional" no sinal das aeronaves não tripuladas. Mas, horas depois, o shopping que sediou o show contou à polícia local que o problema aconteceu por "erros operacionais", segundo o site local SupChina.

O incidente aconteceu no dia 1º de outubro, durante as comemorações do feriado do Dia Nacional, que celebra a fundação da República Popular da China, em 1949. O show utilizava cerca de 200 drones para projetar as luzes admiradas pelos espectadores.

No início, as aeronaves foram utilizadas para formar o nome do complexo comercial nos céus da cidade chinesa, mas, minutos depois, o cronograma foi interrompido pela falha coletiva. Alguns vídeos feitos por testemunhas mostram que alguns dos drones acabaram caindo sobre carros, que acabaram danificados.

De acordo com a TV Henan, canal da província em que acontecia o evento, cerca de 5.000 pessoas, muitas delas crianças, estavam no local no momento do incidente, mas, apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Segundo a imprensa local, os drones são vistos como substitutos mais sustentáveis dos fogos de artifício. Mas essa não é a primeira vez que eles acabam saindo de controle. Em janeiro, durante uma performance em um shopping de Chongqing, uma frota de pelo menos 100 deles se chocou contra um prédio após falha técnica. Na ocasião, também não foram reportados feridos.