Altura e medo de vacina: Como enfermeira fantasiada de Chucky virou meme
Quem procura a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Campina Siqueira, em Curitiba, para ser vacinado contra a covid-19 se sente em um mundo paralelo do cinema ou de desenhos animados. Para incentivar a imunização, funcionárias que aplicam as doses trocaram os jalecos por fantasias e acabaram viralizando.
Uma das imagens que tomou proporções teve mais de 147 mil curtidas e caiu nas graças dos mais jovens, que batizaram a funcionária de "Enfermeira Chucky", em referência à fantasia usada pelo personagem de mesmo nome, protagonista da série de filmes "Boneco Assassino".
A enfermeira, na verdade, é a dentista Alexandra Moutinho, de 44 anos. Ela atua há dez anos na rede pública de saúde de Curitiba. Inspirada em uma amiga que já vacinava fantasiada de Mulher Maravilha, resolveu trocar os jalecos pelo Chucky como estratégia para atrair os adolescentes com medo de agulha.
A Tilt, a dentista conta que, apesar de a fantasia ser do personagem de um filme de terror, a atitude está ajudando a "quebrar o gelo" na hora da vacinação. Alexandra embarcou na aventura da amiga desde 2 de outubro e, desde então, ambas trabalham fantasiadas.
Fizemos isso para quebrar o gelo, o clima de medo entre os adolescentes com receio da vacina. Foi um jeito de estimular a população, principalmente os jovens sobre a importância da vacina. Já tinha uma colega que se fantasiava de Mulher Maravilha e me inspirei
De acordo com a prefeitura de Curitiba, 45.217 adolescentes entre 12 e 17 anos já foram vacinados - 54 também já receberam a segunda dose por serem do grupo de gestantes abaixo de 18 anos. Quanto aos adultos, 74,6% concluiu o esquema de imunização contra o novo coronavírus.
Alexandra conta que irá manter a fantasia como roupa de trabalho até o fim da vacinação. Ela ainda destaca que o sucesso da imagem dela aplicando a dose em uma adolescente é um reconhecimento aos profissionais de saúde.
Escolhi o Chucky porque sou baixinha e a fantasia cabia, além de a garotada gostar. Vamos assim até acabar a vacinação. Achei muito gratificante e compensador a repercussão, ainda mais sabendo que isso pode ajudar a levar mais adolescente à vacinação
'Ela me tranquilizou', disse internauta
A adolescente Lara Pimentel, de 17 anos, foi quem compartilhou a imagem que viralizou. Ela disse que a atitude a tranquilizou em relação à agulha.
"Acho que todas as pessoas querem um pouco de diversão e tranquilidade em um momento que, pelo menos para mim, é um pouco tenso, como o da vacina", disse à coluna de Denise Tremura, de Tilt.
Após a foto ganhar a web, outros internautas que registraram o momento ao lado da "Enfermeira Chucky" também publicaram o momento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.