Maior tempestade solar em anos gera show de auroras boreais; veja
Uma tempestade solar deu origem a um "show" de auroras boreais em diversas partes do mundo. O evento geomagnético criou cenários extraordinários na Islândia, Canadá e no norte dos Estados Unidos e da Europa. Em um dos registros, o piloto de um avião tirou uma foto com vista panorâmica do fenômeno se misturando às luzes do estado de Iowa (EUA).
Os avistamentos tiveram início na madrugada de terça-feira (12), até mesmo em regiões como Austrália e Nova Zelândia, onde a ocorrência do evento não é comum, já que os países ficam fora da tradicional área de ocorrência.
A aurora boreal ocorre quando partículas elétricas emitidas pelo Sol, conhecidas como "vento solar", entram na atmosfera da Terra e colidem com gases como oxigênio e nitrogênio, causando as características ondas de luz verde no céu, que podem assumir formatos de arcos, espirais e auréolas.
Em algumas das localidades que observaram o fenômeno esta semana, como o Canadá, ele era tão intenso que pôde ser capturado com câmeras de celular. Moradores de cidades canadenses foram às redes sociais compartilhar o céu totalmente tomado pelo verde.
O que provocou a grande tempestade solar observada esta semana foi uma ejeção de massa coronal no Sol, sinônimo de uma grande erupção de gás ionizado, que constitui parte do vento solar e que, quando atinge o campo eletromagnético terrestre, gera os meios necessários para o surgimento das auroras boreais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.