Aluno viraliza com uso controverso de nova função do iPhone: copiar e colar
O sistema operacional iOS 15 chegou recentemente aos iPhones da Apple e um dos recursos mais práticos é a possibilidade de copiar textos a partir de fotos tiradas na hora ou já salvas na galeria do celular.
A nova função é útil, por exemplo, para copiar o conteúdo de documentos impressos ou de arquivos que não permitem cópia de texto, como ocorre com alguns PDFs. Porém, usos mais questionáveis também já estão viralizando nas redes sociais. É aí que entra o estudante francês Yann Bernillie.
Ele com certeza não foi o único a encontrar um outro jeitinho para o recurso, mas o rapaz ficou famoso na internet por usar o iPhone para copiar de um colega de classe as as anotações feitas num computador.
Não fica claro o contexto em que ele fez isso. Mas, imaginando uma prova ou um trabalho individual, a ação pode ser considerada a boa e velha trapaça na sala de aula.
O seu vídeo publicado no TikTok soma quase 92 mil visualizações.
Como usar (com responsabilidade) o novo recurso
Como dito no início, o recurso de captura de textos a partir de fotos é útil para várias situações, até mesmo para auxiliar nos estudos (Ex: extrair trechos de livros durante fichamento de conteúdo e resumos).
Para usá-lo, o iPhone precisa ter o sistema operacional iOS 15 instalado e um processador A12 Bionic ou posterior —ou seja, só funciona com modelos lançados em 2018 ou mais recentemente.
Basta ligar a câmera, tirar foto de um texto e procurá-la na galeria de imagens. Em seguida, é preciso pressionar o dedo por alguns segundos sobre as letras, selecionar o trecho a ser copiado.
Feito isso, aparecerá um conjunto de opções. Agora é só copiar e colar em um bloco de notas, por exemplo, e pronto.
Veja no gif abaixo como é simples:
É aquele tipo de função que, quando você usa a primeira vez, pensa em duas coisas. A primeira é o famoso "por que não fizeram isso antes?" (E é bom saber que o Android realmente fez antes da Apple). Já a segunda é "como posso usar isso?".
A moda vai pegar no Brasil?
Depende. O uso da tecnologia para quem pode investir em um iPhone tem potencial.
Contudo, ela pode fugir da realidade de muitos brasileiros na sala de aula. E a resposta para isso, no caso do iPhone, é mais técnica — nem vamos entrar aqui na questão preço do celular da Apple, que não costuma ser barato.
Pensando no uso útil durante as aulas, a função de capturar textos funciona melhor com informações exibidas na tela de computadores ou impressas. Textos escritos à mão são mais complexos para o sistema reconhecer (o do Android também tem dificuldades nisso).
Sendo assim, o problema por aqui envolve a falta de acesso a tecnologias dentro de muitas escolas. Segundo um relatório da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgado em setembro do ano passado, o acesso de estudantes a computadores ainda é bastante baixo.
Enquanto em países mais desenvolvidos a média é de um computador por estudante, aqui esse número salta para dez alunos para cada computador disponível. Isso faz com que o país fique na última colocação entre os países e territórios avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).
Em situações assim, o funcionamento da ferramenta do iPhone e sua precisão dependeria muito mais da qualidade da letra de quem escreveu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.