WhatsApp caiu? Como saber se é problema do app ou sua internet
Você já tentou usar o WhatsApp, mas não conseguiu enviar nenhuma mensagem, compartilhar fotos? O problema pode muito bem ser da plataforma, mas isso é raro de acontecer.
Ok, na última semana internautas do mundo inteiro não conseguiram acessar o mensageiro por causa de um apagão de quase sete horas que envolveu também o Facebook e o Instagram. Mas, geralmente, problemas que impedem você de usar o seu WhatsApp envolve o wi-fi, o 3G, 4G.
Quer saber como descobrir se o problema é no aplicativo ou no seu celular? Tilt preparou uma lista para ajudar.
1 - Verifique a conexão de internet
Pode parecer simples, mas é o primeiro passo. Caso a conexão com a internet por wi-fi ou móvel não estiver funcionando, as suas mensagens enviadas não chegarão até o contato.
Para se certificar disso, tente uma ou todas as opções até funcionar:
- Troque de conexão wi-fi se possível. Na parte das configurações de rede do seu celular, verifique se existe alguma outra rede que você possa se conectar temporariamente para testar se o problema é a sua ou não.
- Desative e ative o wi-fi (o famoso desligar e ligar novamente a função. Funciona para reiniciar a configuração do aparelho).
- Ative o modo avião e desative em seguida. Nesse processo, o dispositivo também reinicia o acesso à rede.
- Desative e ative o 3G/4G.
Se algum desses métodos funcionar, então o aplicativo não está com nenhum problema. Caso contrário, provavelmente, poderá existir alguma queda no serviço do chat. Quando isso ocorre, o ícone, conhecido pelas setas de envio, é substituído por um relógio.
2 - Reinicialização ou atualização de aparelho
Você seguiu o passo acima e mesmo assim o WhatsApp não funciona? Experimente reiniciar o seu celular e/ou o roteador wi-fi.
Caso não esteja habilitado de maneira automática, vá nas configurações do seu dispositivo e atualize o aplicativo do WhatsApp e o sistema operacional do aparelho se for necessário, pois isso fará com que alguma suposta falha dos respectivos desenvolvedores seja corrigida.
Se com as dicas anteriores o app persistir em não funcionar, existe a probabilidade de estar acontecendo uma pane.
3 - Confira sites de monitoramento
Existem diversos sites que podem te ajudar a verificar a atividade do WhatsApp ao redor do mundo. O site DownDetector é um dos mais famosos. Ele monitora plataformas online em diferentes empresas.
O istheservicedowsn, por exemplo, ainda informa a quantidade de reclamações reportadas sobre a frequência do serviço nas últimas 24 horas.
No outage.report fica fácil de visualizar os locais que tiveram mais problemas com a rede social em diferentes países.
4 - Acompanhe as notícias pela internet
Se a sua internet funciona bem, o aplicativo de mensagem e os dispositivos foram atualizados, nada mais rápido e fácil do que dar aquela conhecida "busca no google".
Faça uma pesquisa pelo assunto na página, na aba "Notícias". Certamente, se estiver acontecendo alguma instabilidade, diversos veículos de comunicação irão começar a noticiar o ocorrido.
No Twitter, fatos de destaque acabam chegando nos "Assuntos do momento" da rede social. Confira os temas presentes na lista de menções, ou vá na barra de pesquisas e busque por "WhatsApp" para ver o que publicam sobre o termo.
Outra forma de encontrar resultados é pelo Google Trend's. Pesquise por termos como "queda do whatsapp" ou "whatsapp não funciona". Em seguida, surgirá um gráfico mostrando o nível das buscas, caso estejam altas, isso pode indicar que muitas pessoas foram afetadas pela indisponibilidade do serviço.
*Com informações do site Life Wire
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.