Quanto tempo demora para invadir um iPhone 13? Eles levaram 15 segundos
Pesquisadores chineses da área de segurança digital necessitaram de apenas 15 segundos para invadir um iPhone 13 Pro, recém-lançado pela Apple. O feito aconteceu durante uma competição de hackers, a Tianfu Cup, e ainda garantiu prêmio de US$ 300 mil (R$ 1,6 milhão, na conversão direta e sem impostos).
A disputa aconteceu em Chengdu e é considerada a mais popular do mundo hacker na China. Desenvolvedores e pesquisadores competem para descobrir brechas de em sistemas operacionais e programas populares. O telefone invadido, neste caso, estava com a versão completa do iOS 15, lançado no fim de setembro, instalada.
O sistema do iPhone 13 Pro foi hackeado em tempo recorde pela empresa de segurança Kunlun Lab, que conseguiu fazer o chamado jailbreak (burlar as restrições do dispositivo). Outra equipe, chamada Team Pangu, também conseguiu desbloquear o iPhone 13 Pro remotamente.
A invasão foi demonstrada ao vivo no palco da competição. Eles utilizaram uma sequência de comandos de software de execução remota do navegador móvel Safari.
Os detalhes sobre como conseguiram a façanha, contudo, não foram divulgados para evitar a exploração da vulnerabilidade do sistema. A competição informou que enviará todos os dados à Apple para que possa desenvolver a segurança de seus softwares.
Apple não foi único alvo
Os pesquisadores também mostraram a sua habilidade de hackear softwares de diferentes empresas de tecnologia. Cada equipe poderia tentar invadir algum sistema por cinco vezes, com tempo máximo de cinco minutos para cada.
O Windows 10 se mostrou o mais vulnerável, com cinco invasões. A lista é completada por Adobe PDF Reader (4 vezes), Ubuntu 20 (4), Parallels VM (3), iOS 15 (3), Apple Safari (2), Google Chrome (2) e Roteador ASUS AX56U (2).
Com apenas uma invasão ficaram Docker CE, VMWare ESXi, Estação de trabalho VMWare, qemu VM e Microsoft Exchange.
*Com informações dos sites iDownloadBlog e Apple Insider
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.