Como remover imagens de menores de 18 anos no resultado de busca do Google
O Google lançou um novo recurso de segurança que permite que menores de 18 anos solicitem a remoção de suas imagens dos resultados de pesquisa. A novidade foi anunciada originalmente em agosto, mas foi disponibilizada aos internautas em outubro.
A solicitação pode ser feita por meio da página de ajuda criada tanto pelo menor de 18 anos quanto pelos pais ou responsáveis. A pessoa só precisa fornecer as URLs das imagens que deseja remover, os termos da pesquisa que trazem essas imagens, o nome e a idade do menor que aparece nelas.
Caso o pedido seja feito pelos responsáveis, é preciso ainda informar seus respectivos dados e, se existir, o grau de parentesco.
Finalizado o processo, um email de confirmação automática será enviado, o que significa que o Google analisará a solicitação de remoção. Se a empresa necessitar, ela pedirá outras informações posteriormente.
Por fim, o Google informará a decisão tomada, se a imagem foi removida ou não.
Algumas regras
O Google informa que será possível remover qualquer imagem, "exceto em casos de interesse público ou relevantes para a imprensa".
Outro caso em que as fotos não serão excluídas é se a pessoa não for menor de idade no momento do pedido. Exemplo: caso tenha 30 anos e deseje remover uma imagem de quando tinha 15, ela não conseguirá.
Além disso, vale ressaltar que a empresa exclui as imagens que aparecem em seus resultados de busca, mas não dos sites que as hospedam. Para isso, o Google recomenda que entre em contato com o dono do site em questão para solicitar a remoção.
O Google também disponibiliza uma maneira de solicitar a remoção de alguns conteúdos prejudiciais, como imagens explícitas não consensuais, pornografia falsa, informações financeiras ou médicas e informações de doxxing (divulgação de dados privados sobre um indivíduo ou empresa, como endereço e telefone).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.