Internet caiu? Como saber se o problema é a sua conexão e achar outro plano
A primeira reação da maioria das pessoas quando houve a pane global do Facebook, Instagram e WhatsApp, no início de outubro, foi se perguntar: o problema é com a minha internet? Pouco tempo depois dos relatos da instabilidade, o conglomerado do Mark Zuckerberg esclareceu que a falha era deles. Mas se, de fato, o problema é com a conexão, o que se deve fazer?
Abaixo, Tilt listou o que fazer caso você note que o seu celular ou outro dispositivo não está acessando redes sociais, serviços de mensagens e/ou sites.
1. Verifique a velocidade da conexão
A primeira coisa a fazer é medir a velocidade da sua internet. Nós temos um teste para isso:
O teste indica as velocidades de downloads (baixar um arquivo) e uploads (subir um anexo de email, por exemplo), além da latência (o tempo de resposta). Para usar o site, não é preciso ceder nenhum dado pessoal.
Essas informações servem para descobrir, entre outras coisas, se os provedores estão cumprindo a entrega mínima de velocidade.
Mas atenção: mesmo que tenha contratado o plano mais veloz, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) obriga que as operadoras disponibilizem pelo menos 40% da velocidade contratada. Ou seja, se comprou 100 megas, pode ser que tenha em sua casa apenas 40.
Se o problema realmente for a conexão ofertada pela operadora, você pode pesquisar o melhor plano de banda larga ofertado na sua região.
Existem sites de comparação, como o Melhor Plano, Compara Plano e Melhor Escolha, que podem ajudar. Eles reúnem uma base de dados de planos disponíveis e indicam opções personalizadas.
Roteador está 'ok'?
Além disso, é bom verificar o roteador. A qualidade da internet é melhor quando os dispositivos estão conectados por cabos de rede. O sinal sem fio pode sofrer interferências das paredes, portas e outros eletrodomésticos da casa.
Vale reiniciar o aparelho e verificar se os aplicativos estão atualizados.
Feito isso, cheque se o roteador está bem posicionado. O ideal é que os aparelhos se "enxerguem", ou seja, não tenham obstáculos entre si que possam afetar a transmissão de dados.
Você está longe?
Também verifique o próprio dispositivo usado para se conectar: celular, tablete, notebook ou desktop. Eles precisam estar sempre com o sistema operacional e as placas de rede atualizados.
Além disso, quanto mais longe do roteador, menor é a velocidade recebida pelo aparelho —caso não use cabeamento direto conectado a eles.
"Os fabricantes fazem uma compensação: quanto mais você se afasta, mais vai diminuindo a velocidade [da internet] para que a bateria do seu dispositivo dure mais", afirma Carlos Ferraz, professor do Centro de Informática da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).
Cheque problemas com operadoras
É possível ainda entrar em contato com as operadoras para saber se existe algum problema na região onde mora. Os aplicativos oficiais das empresas costumam dizer se o local apresenta instabilidade de sinal de internet. Nesse caso, infelizmente, é só sentar e esperar.
O UOL pode receber uma parcela das vendas de planos de telefonia sugeridos ao final do teste de velocidade.
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