Chuva de meteoros acontece hoje; confira mais eventos astronômicos do mês
Se você espera uma estrela cadente para fazer um pedido, ainda tem uma chance ao longo deste mês. A primeira oportunidade é nesta sexta-feira (12). A chuva anual de meteoros Taurídeos do Norte atinge o seu pico a partir das 19h de hoje, com melhor horário de observação por volta de 1h. Mas é preciso paciência, pois a previsão é de apenas três estrelas cadentes visíveis por hora, tendo como ponto de visão o horizonte ao leste.
Esse é um dos eventos astronômicos de novembro. Estamos quase na metade do mês e já tivemos o pico de outras duas chuvas de meteoros, lançamento de naves espaciais e satélites entrando em órbita. Mas o principal evento ainda está para acontecer: eclipse lunar parcial, previsto para 19 de novembro.
Abaixo, Tilt listou o que ainda resta para ocorrer no calendário astronômico de novembro, com a indicação do horário de Brasília. Confira:
13 de novembro
O próximo evento astronômico acontecerá amanhã. A SpaceX fará o lançamento do Falcon 9, com 53 satélites Starlink. A previsão da missão é iniciar a viagem as 9h19, sendo possível acompanhá-la ao vivo neste link.
16 de novembro
Outro lançamento de novembro acontecerá na América do Sul. O Centro Espacial Europeu, na Guiana Francesa lançará o foguete Ariane Space, que colocará em órbita três satélites VEGAS para observação terrestre.
A previsão de lançamento é para as 6h27 e poderá ser assistida ao vivo neste link.
No mesmo dia, mas no outro lado do mundo, a empresa Rocket Lab irá levar ao espaço dois satélites também de observação terrestre. Eles são da empresa BlackSky Global, dos Estados Unidos.
O foguete sairá de Mahia, na Nova Zelândia, às 23h45. Também será possível acompanhar a missão ao vivo, neste link.
16 e 17 de novembro
Nas noites de 16 e 17 de novembro, acontecerão os picos da chuva de meteoros Leonídes. Elas estarão visíveis a partir das 0h59 e durarão até 5h, sendo o melhor momento de observação pouco antes do amanhecer, em direção ao horizonte leste.
A previsão é de ser mais abundante do que a Taurídeos do Norte, com 15 estrelas cadentes por hora.
19 de novembro
Considerado um dos eventos mais aguardados do mês, o eclipse lunar parcial acontecerá em 19 de novembro. É o último fenômeno desse tipo no ano.
A Lua entrará na sombra externa da Terra às 3h02, com possibilidade de ser vista a olho nu na Austrália, Américas do Norte e do Sul e parte da Ásia e Europa. A visibilidade poderá sofrer influência das condições climáticas, como céu nublado.
No Brasil, a previsão é de que o ponto máximo do eclipse ocorra as 6h02, mas como a Lua já estará abaixo do horizonte, não será possível vê-la. Contudo, dará para sentir um gosto do ápice do fenômeno as 4h18, que é quando a lua começa a tomar cor mais escura.
24 de novembro
A Nasa lançará às 3h20, da base de Vanderberg, na Califórnia, a missão DART (Teste de Redirecionamento Duplo de Asteroide). Serão usado um foguete da SpaceX, o Falcon 9.
A intenção da agência espacial é testar se um asteroide consegue mudar de rota se colidida com uma espaçonave de pequeno porte. Para isso, o alvo será o asteroide 65803 Didymos. Ainda não há previsão de transmissão.
No mesmo dia, a Agência Espacial Russa programa lançar o Soyuz 2.1b como parte da missão "Prichal". A previsão de lançamento está marcada para as 10h06, da base do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Não tem previsão de transmissão.
27 de novembro
Mesmo sem horário definido, a empresa Rocket Lab já confirmou que usará um foguete Electron para levar ao espaço dois satélites, também da empresa BlackSkay Global. O local será o mesmo: Mahia, na Nova Zelândia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.