Topo

Por que a Nasa enviará uma pelúcia do Snoopy para o espaço em voo de teste

Pelúcia do Snoopy será usada em voo da Nasa para indicar gravidade zero - Nasa
Pelúcia do Snoopy será usada em voo da Nasa para indicar gravidade zero Imagem: Nasa

Guilherme Tagiaroli

De Tilt, em São Paulo

15/11/2021 12h47

A Nasa está preparando o lançamento da missão Artemis 1 — um voo de teste na órbita da Lua — para o início de 2022. O curioso é que apesar de não ter tripulação, a missão contará com um personagem curioso: uma pelúcia do Snoopy, o cachorro de estimação do personagem Charlie Brown, criado pelo cartunista norte-americano Charles Schulz.

O Snoopy, vestido com uniforme de astronauta, será usado na missão como um indicador de gravidade zero.

Ele ficará dentro da cabine da espaçonave e deve começar a flutuar assim que chegar ao espaço — é comum que pequenos itens sejam usados como indicador visual de falta de gravidade.

A utilização do Snoopy não foi pensada à toa. O personagem já tem um "histórico espacial". Durante a missão Apollo 10 (a segunda tripulada à Lua), em 1969, um módulo de escavação lunar foi batizado de Snoopy — o termo snoop em inglês significa "bisbihotar"; snoopy pode ser traduzido como "bisbilhoteiro".

O cachorrinho já teve no espaço em duas ocasiões: durante o vôo do ônibus espacial Columbia, em 1990, e durante um voo de recarga para Estação Espacial Internacional, em 2019.

A Nasa ainda informa que a agência criou o "Silver Snoop Awards" durante a era das missões Apollo. Trata-se de uma medalha de prata com o formato do cachorro. Ela é dada para funcionários que "contribuem para o programa de voo espacial para assegurar viagens seguras e bem-sucedidas".

Medalha Silver Snoopy, da Nasa, é dada para quem contribui com segurança e sucesso de missões espaciais - Nasa - Nasa
Medalha Silver Snoopy, da Nasa, é dada para quem contribui com segurança e sucesso de missões espaciais
Imagem: Nasa

Na Artemis 1 também vão embarcados algumas medalhas Silver Snoopy para serem presenteadas posteriormente.

A volta da humanidade à Lua

A missão Artemis consiste em realizar um pouso tripulado na Lua. Estão previstos dois voos de teste antes de uma viagem com astronautas para caminharem no satélite

O primeiro, Artemis 1, está previsto para o início de 2022, enquanto o segundo, Artemis 2, deve ocorrer em 2023. Artemis 3 já sofreu atrasos e deve levar astronautas para nosso satélite natural em 2025.

Caso a Nasa siga com este cronograma, Artemis 3 marcará a volta da humanidade à Lua. A última visita de astronautas ao nosso satélite ocorreu durante a missão Apollo 17, em 1972.