Topo

Black Friday: brasileiros estão de olho em celular, cadeira gamer e tapetes

black friday - Getty Images
black friday Imagem: Getty Images

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

24/11/2021 11h31

A Black Friday 2021, data criada para oferecer descontos em produtos, acontecerá nesta sexta-feira (26). Por aqui, o evento de promoções surgiu em 2010, depois de já ser uma tradição nos Estados Unidos.

A novidade neste ano é que, com a influência da pandemia e da consequente popularização do home office, os brasileiros não andam interessados apenas em um novo celular (uma tendência comum de anos anteriores).

Dados do Google, compartilhados com Tilt, mostram que as buscas por cadeiras gamers, videogames e móveis (como gabinetes, armários e poltronas) cresceram bem nos últimos meses.

De acordo com um levantamento da empresa de tecnologia, realizado em junho deste ano com cerca de mil pessoas, durante a pandemia, 42% dos entrevistados disseram que passaram a valorizar mais sua residência, e 57% ainda pretendem continuar a investir no lar mesmo quando a pandemia acabar.

Além disso, 43% dos entrevistados informaram que querem comprar algum produto novo para a casa nos próximos meses.

De olho na Black Friday 2021

Além dos itens para casa, celulares, cadeiras gamers e eletrônicos, como videogames, caixas de som e notebooks voltados para jogos, foram sucesso de pesquisa nas semanas que antecedem a Black Friday.

"Os celulares são, tradicionalmente, o item de maior desejo para os brasileiros na Black Friday. Como esses aparelhos foram muito usados na pandemia, por conta do trabalho e estudo à distância, há uma demanda dos consumidores por trocar ou atualizar seus equipamentos", afirmou Thomas Suzaki, analista de insights de Varejo do Google Brasil, em comunicado.

Confira a lista de itens que tiveram alta significativa nas buscas do Google, segundo a pesquisa:

Eletrônicos

  • Nintendo (+326%)
  • Games (+131%)
  • Notebook gamer (+130%)
  • PSN (+107%)
  • iPhone 13 (+106%)
  • Caixa de som (+103%)
  • Monitor (+103%)
  • TV Smart (+86%)
  • Smartphone (+86%)
  • Celular (+86%)

Móveis

  • Gabinete (+410%)
  • Armário de cozinha (+314%)
  • Colchão solteiro (+296%)
  • Poltronas (+267%)
  • Guarda roupa promoção (+232%)
  • Escrivaninha (+191%)
  • Sofás (+190%)
  • Tapete (+188%)

A Black Friday ocorre de maneira presencial e também digital. Inclusive, segundo outra pesquisa realizada pela gigante de tecnologia em junho, 42% dos consumidores preferem comprar móveis pela internet. Na sequência, os canais preferidos são:

  • lojas de departamento (24%)
  • grandes lojas especializadas (14%)
  • lojas de bairro especializadas (13%)
  • hiper/supermercados (12%)
  • pequenas lojas online especializadas (12%).

Além disso, nesse mesmo estudo, foi identificado que preço e qualidade são os principais critérios na hora de escolher um produto. 23% dos entrevistados afirmaram que, ao longo da pandemia, passaram a valorizar mais a utilidade do produto.