Black Friday: brasileiros estão de olho em celular, cadeira gamer e tapetes
A Black Friday 2021, data criada para oferecer descontos em produtos, acontecerá nesta sexta-feira (26). Por aqui, o evento de promoções surgiu em 2010, depois de já ser uma tradição nos Estados Unidos.
A novidade neste ano é que, com a influência da pandemia e da consequente popularização do home office, os brasileiros não andam interessados apenas em um novo celular (uma tendência comum de anos anteriores).
Dados do Google, compartilhados com Tilt, mostram que as buscas por cadeiras gamers, videogames e móveis (como gabinetes, armários e poltronas) cresceram bem nos últimos meses.
De acordo com um levantamento da empresa de tecnologia, realizado em junho deste ano com cerca de mil pessoas, durante a pandemia, 42% dos entrevistados disseram que passaram a valorizar mais sua residência, e 57% ainda pretendem continuar a investir no lar mesmo quando a pandemia acabar.
Além disso, 43% dos entrevistados informaram que querem comprar algum produto novo para a casa nos próximos meses.
De olho na Black Friday 2021
Além dos itens para casa, celulares, cadeiras gamers e eletrônicos, como videogames, caixas de som e notebooks voltados para jogos, foram sucesso de pesquisa nas semanas que antecedem a Black Friday.
"Os celulares são, tradicionalmente, o item de maior desejo para os brasileiros na Black Friday. Como esses aparelhos foram muito usados na pandemia, por conta do trabalho e estudo à distância, há uma demanda dos consumidores por trocar ou atualizar seus equipamentos", afirmou Thomas Suzaki, analista de insights de Varejo do Google Brasil, em comunicado.
- Black Friday 2021: veja 6 smartphones com 4 câmeras por até R$ 1.500
- Caixa de som, headphone e eletrônicos com até 45% OFF
- Fire Stick, Chromecast e Roku têm descontos de até 37%
- Xbox Series S está com desconto; confira
Confira a lista de itens que tiveram alta significativa nas buscas do Google, segundo a pesquisa:
Eletrônicos
- Nintendo (+326%)
- Games (+131%)
- Notebook gamer (+130%)
- PSN (+107%)
- iPhone 13 (+106%)
- Caixa de som (+103%)
- Monitor (+103%)
- TV Smart (+86%)
- Smartphone (+86%)
- Celular (+86%)
Móveis
- Gabinete (+410%)
- Armário de cozinha (+314%)
- Colchão solteiro (+296%)
- Poltronas (+267%)
- Guarda roupa promoção (+232%)
- Escrivaninha (+191%)
- Sofás (+190%)
- Tapete (+188%)
A Black Friday ocorre de maneira presencial e também digital. Inclusive, segundo outra pesquisa realizada pela gigante de tecnologia em junho, 42% dos consumidores preferem comprar móveis pela internet. Na sequência, os canais preferidos são:
- lojas de departamento (24%)
- grandes lojas especializadas (14%)
- lojas de bairro especializadas (13%)
- hiper/supermercados (12%)
- pequenas lojas online especializadas (12%).
Além disso, nesse mesmo estudo, foi identificado que preço e qualidade são os principais critérios na hora de escolher um produto. 23% dos entrevistados afirmaram que, ao longo da pandemia, passaram a valorizar mais a utilidade do produto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.