Pedido de ajuda que viralizou no TikTok salva jovem de sequestro nos EUA
Uma adolescente de 16 anos que era mantida em cárcere privado por um homem de 61 foi resgatada pela polícia dos Estados Unidos após fazer sinais com a mão para um motorista indicando estar em perigo. O sinal feito pela garota é usado por mulheres para pedir socorro em situações de violência doméstica e já havia viralizado no TikTok — a hashtag signalforhelp (sinal para ajuda, em tradução livre) já soma 28 milhões de visualizações.
O alerta foi criado pela Fundação de Mulheres Canadenses (Canadian Women's Foundation, em inglês) no ano passado, devido ao aumento da violência doméstica durante a pandemia de covid-19. Ele é composto por três gestos com as mãos que indicam "violência em casa", "preciso de ajuda" e "violência doméstica".
Segundo informações da polícia norte-americana, a adolescente, que não teve o nome divulgado, desapareceu no início do mês, na região de Asheville, no estado da Carolina do Norte. O caso ganhou os noticiários do país no início deste mês.
Ela foi localizada dois dias depois quando conseguiu fazer o sinal para um motorista, que percebeu que a garota podia estar em perigo, e acionou a polícia.
Com a descrição da adolescente e do veículo em que ela estava, os policiais conseguiram abordar o veículo Toytota prata no estado de Kentucky. Durante a ação, os policiais constataram que a menina havia sido dada como desaparecida pelos pais dias antes.
O homem que estava com a adolescente foi identificado como James Herbert Brick. Segundo a polícia, a adolescente, inicialmente, teria acompanhado o homem por vontade própria, já que ele era conhecido dela, mas depois passou a ser ameaçada por ele.
James foi preso em flagrante por sequestro e posse de material indicando abuso de menor, já que no celular dele foi encontrada uma foto de outra adolescente "em contexto sexual".
A adolescente encontrada foi levada para casa e devolvida à família.
Conheça o sinal e veja como usá-lo:
Levante a mão;
Vire a palma para a outra pessoa;
Encoste o polegar na palma da mão;
Dobre os demais dedos sobre o polegar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.