Nasa alerta para passagem 'perigosa' de asteroide próximo à Terra
Uma rocha espacial gigantesca e "potencialmente perigosa", maior que a Torre Eiffel, entrará no caminho orbital da Terra em 11 de dezembro, próximo sábado, anunciou a Nasa.
O asteroide 4660 Nereus tem cerca de 150 metros de comprimento e está a cerca de 7,4 milhões de quilômetros do planeta. Segundo as estimativas da agência norte-americana, a rocha está viajando a 23.700 km/h.
No entanto, espera-se que o asteroide passe rapidamente pela Terra a uma longa distância, sem causar impacto. Mesmo assim, os pesquisadores continuarão o monitoramento das condições do asteroide para acompanhar seu ciclo. Como o 4660 Nereus orbita o sistema solar e passa repetidas vezes pelo caminho do planeta, a Nasa pretende projetar a maneira como a gigantesca rocha pode afetar todas as formas de vida que aqui habitam.
A Nasa sinaliza qualquer objeto espacial que venha a 193 milhões de km da Terra como um "objeto próximo". E qualquer um em movimento rápido dentro de 7,5 milhões de km como "potencialmente perigoso".
Uma vez sinalizados, os astrônomos monitoram de perto os objetos, procurando por qualquer desvio de sua trajetória prevista, que poderia colocá-los em rota de colisão com a Terra. No caso do 4660 Nereus, apenas uma alteração na sua rota poderia provocar algum tipo de desastre em larga escala para o planeta.
Projeções para o futuro
Descoberto em 1982, Nereus se aproxima da Terra aproximadamente a cada 10 anos. Em razão desta quase frequente visita, a Nasa e a agência espacial japonesa JAXA já consideraram coletar uma amostra do asteróide usando a espaçonave Hayabusa, mas as duas organizações acabaram escolhendo um asteroide diferente (25143 Itokawa).
A agência espacial americana projeta que o Nereus se aproximará da Terra novamente em 2 de março de 2031 e em novembro de 2050. Outra visita está prevista para ocorrer em 14 de fevereiro de 2060, quando o Nereus poderá chegar a aproximadamente 1,2 milhões de km da Terra.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.