O que significa 'stonks'? Entenda o meme usado na internet
Se você está acostumado a usar as redes sociais, já deve ter se deparado com o meme Stonks, que faz muito sucesso principalmente no Twitter. A expressão tem sido usada para indicar ideias que parecem geniais, mas que acabam sendo decisões muito ruins.
O meme é inspirado no mercado financeiro e, geralmente, é acompanhado de uma imagem de um homem de terno, com a cabeça modelada em 3D, à frente de um painel azul com números e porcentagens, que exibe um gráfico de crescimento.
Mas, de onde surgiu "Stonks"? A palavra deriva de "stocks" (ações de investimento, em inglês) e é escrita de forma errada propositalmente, sem possuir uma tradução literal.
De acordo com o site Know Your Meme ("conheça o seu meme", em tradução livre), a primeira aparição de "Stonks" teria sido registrada em 5 de junho de 2017, na página "Special Meme Fresh" do Facebook.
Nos meses seguintes, ela começou a ser republicada em outras redes sociais como YouTube, Reddit, Imgur e Twitter. De acordo com o Google Trends, o meme começou a se popularizar em junho de 2019, mas teve seu auge entre janeiro e em abril de 2021.
Os países que mais buscam sobre a expressão são Brasil, Singapura, Chile, Itália e Portugal.
O meme começou sendo usado para ironizar ideias do mercado financeiro que, a princípio, parecem geniais, mas que resultam em um desastre econômico. "Stonks" também foi usado para se referir, de maneira bem-humorada, a investimento em ações que não deram certo.
No entanto, o meme acabou sendo adaptado e serve atualmente para qualquer situação em que uma ideia pareça incrível, mas que no fim das contas é uma má ideia. Veja alguns exemplos:
Mais recentemente, as pessoas também passaram a usar "Stonks" como sinônimo de uma ideia realmente boa ou quando você se sobressai e acaba se dando bem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.