Grana fácil? PayPal vira meme após dar cupom de R$ 50 e tomá-lo de volta
O popular serviço de pagamentos online PayPal liberou na última quinta-feira (16) um cupom de R$ 50 para usuários antigos ou novos, titulares de contas no Brasil, para ser usado como a pessoa quisesse. O problema é que, por um erro na plataforma, muitas pessoas conseguiram resgatar vários cupons com esse valor.
Supostamente por conta da falha, o PayPal suspendeu a campanha em apenas cinco horas —ao invés de manter até dia 31 de dezembro de 2021, como anunciado antes. A empresa ainda removeu o bônus de R$ 50 das contas dos clientes que haviam recebido, sem que o dinheiro tivesse sido utilizado.
Para participar era necessário acessar o link da promoção com sua conta do PayPal. Após um clique, o dinheiro cairia automaticamente na conta. Clientes novos também poderiam receber após fazer um cadastro na plataforma.
Mas aparentemente era possível resgatar vários cupons criando diferentes contas no PayPal, adquirindo R$ 50 de cada vez. Rumores na internet apontam que usuários chegaram a acumular R$ 1.000 no Steam —loja virtual de jogos para computador— utilizando os cupons.
E isso fez chover comentários (e muitos memes) no Twitter. Alguns clientes ficaram indignados com o "jeitinho brasileiro", que supostamente teria "burlado" o sistema, e somado os cupons de R$ 50.
Já outras pessoas viram as esperanças de ganhar R$ 50 sumir diante dos olhos com a remoção do valor não gasto das suas contas.
Como poderia ser gasto?
O valor do cupom resgatado poderia ser utilizado em compras em qualquer plataforma que tenha o PayPal como método de pagamento, como por exemplo o Ingresso.com, para a compra de bilhetes de cinema, a Uber, e até o serviço de delivery de mercado, restaurante e farmácia Rappi.
Mas quem demorou muito para gastar acabou perdendo o valor da conta. O que não faltou foram memes no Twitter.
O que diz a empresa
Originalmente, o PayPal informava nos termos e condições da promoção que cada cupom só poderia ser utilizado uma única vez por CPF (cadastro de pessoa física). Além disso, o PayPal preservava o direito de encerrar a promoção a qualquer momento.
Procurada por Tilt, a empresa enviou um posicionamento oficial por meio de Daniel Japiassu, executivo de Comunicação do PayPal Brasil. Mas não entrou em detalhes sobre o ocorrido.
"O PayPal encontrou uma falha na referida campanha de cupons que afetou alguns clientes ontem (16/12) e está investigando a questão. Esta campanha está disponível apenas para os clientes elegíveis que receberam a comunicação por e-mail."
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