Cuidado! Ministério da Saúde alerta para golpe do certificado da vacinação
Se você recebeu um e-mail supostamente enviado pelo Ministério da Saúde informando que seu certificado de vacinação contra a covid-19 pode ser acessado através de um link, cuidado! O comunicado é falso e vírus poderão ser instalados no seu computador ou aparelho celular.
Para evitar que diversas pessoas acessem o suposto link e tenham os equipamentos invadidos, o Ministério da Saúde emitiu um comunicado, alertando sobre mensagens falsas que estão sendo enviadas à população, usando o argumento de envio do certificado de vacinação contra o novo coronavírus.
No comunicado, o órgão ressalta que não disponibiliza esse tipo de comprovação por e-mail para nenhum usuário do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo a única maneira de obter o certificado através do aplicativo ConecteSUS.
"Cuidado com e-mails falsos. Evite clicar em links desconhecidos e sempre observe o conteúdo das mensagens. Assim como a mensagem atribuída ao Ministério, esses textos geralmente contêm erros gramaticais e informações desencontradas. Os canais do Ministério da Saúde, como redes sociais e portal, são as únicas fontes oficiais de informação. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas na Ouvidora, no telefone 136", diz trecho do alerta emitido pelo órgão.
Os sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS foram alvos de ataques hackers na última sexta-feira (10), que deixaram o sistema fora do ar. Devido à invasão, que afetou à base de dados da pasta, o aplicativo ainda não está com a emissão de certificados normalizada.
No comunicado desta semana, o Ministério da Saúde acrescentou ainda que "está agindo para restabelecer o mais rápido possível os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação", no entanto não informou quando o problema será resolvido e o serviço estará novamente disponível aos usuários.
O aplicativo ConecteSUS pode ser baixado no celular através da Play Store ou Apple Store. Nele, as pessoas podem acessar os todos os seus dados de vacinação, incluindo os referentes à covid-19. Esse certificado é disponibilizado apenas para as pessoas que já completaram o ciclo vacinal com duas doses.
Como emitir um comprovante de vacinação de covid-19 sem o ConecteSUS
Com o app oficial do governo ainda indisponível, o Ministério da Saúde tem duas recomendações.
Uma possibilidade é procurar o posto de vacinação onde você tomou a primeira ou a segunda dose e solicitar a segunda via da Carteira Nacional de Vacinação.
A outra é usar aplicativos ou serviços na web de estados e municípios para emissão do Certificado de Vacinação digital.
Em São Paulo, há o PoupaTempo Digital (em esfera estadual) e o e-Saúde SP (em esfera municipal).
Os Estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte contam com sistemas próprios via web ou por meio de um app.
As cidades de Curitiba (PR) e Salvador (BA) também contam com serviços próprios para emissão do certificado de vacinação digital.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.