ConecteSUS fora do ar: conheça opções para obter comprovante de vacinação
Emitir um certificado de vacinação está um pouco mais complicado, pois o app ConecteSUS, do governo federal, está fora do ar há mais de uma semana devido a um ataque hacker sofrido pelo Ministério da Saúde. A boa notícia é que há sistemas na esfera estadual e municipal que permitem emitir o mesmo tipo de documento.
Ainda não há previsão para restabelecimento dos serviços do Ministério da Saúde, apesar de a pasta dizer que tem trabalhado para que eles voltem "o mais rápido possível".
Enquanto o app do governo federal segue inoperante, saiba abaixo algumas opções para emitir o certificado de vacinação, que passou a ser importante para entrar em locais fechados ou mesmo para quem volta ao Brasil de viagem.
São Paulo
O Estado de São Paulo conta com o app PoupaTempo Digital, disponível para Android e iOS. Além de centralizar uma série de serviços (como agendar horário para emissão de documentos), a aplicação mostra se a pessoa tomou as duas doses e a previsão para dose de reforço.
A cidade de São Paulo tem um app próprio, que é o e-Saude SP, disponível para Android e iOS. É necessário criar um cadastro e configurar um login e senha. Basta ir em "Vacinação Covid-19", que já será mostrada a informação sobre vacina. É possível inclusive baixar um arquivo PDF para imprimir.
Espírito Santo
O Estado do Espírito Santo conta com o site "Vacina e Confia" para emissão do comprovante de vacinação, além de trazer informações sobre a evolução da imunização.
Para emitir o certificado, basta acessá-lo, clicar em "Cidadão" e fazer um cadastro usando o CPF, caso ainda não tenha um.
Mato Grosso do Sul
O Estado do Mato Grosso do Sul tem o app "MS Digital", disponível para Android e iOS. Nele, o cidadão pode ter acesso a diversos serviços, como acessar o cartão do SUS Online, ter acesso a serviços do Detran-MS e até fazer reclamações do Procon-MS.
Para emitir o comprovante de vacinação, basta fazer um cadastro no app, caso ainda não tenha um, e buscar por "Carteira de Vacinação".
Rio Grande do Norte
Os potiguares podem obter um comprovante de vacinação no site "RN+Vacina", uma plataforma da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Ao abrir a página, clique em "Cidadão" e em seguida faça um cadastro com CPF para exibir o certificado de vacinação. Lá, também é possível ver detalhes da aplicação e quando os cidadãos do estado poderão tomar as próximas doses.
Curitiba (PR)
Moradores da capital do Paraná podem emitir o certificado de vacinação com o app "Saúde Já Curitiba", disponível para Android e iOS. É também possível realizar a operação pelo site "Saúde Já" do município.
A prefeitura sugere que para fazer o primeiro login, a pessoa tenha em mãos o número de CPF ou Cartão do SUS. A senha é a data de nascimento, no formato "DD/MM/AAAA".
Salvador (BA)
Quem foi vacinado em Salvador poderá emitir o certificado de vacinação no site da prefeitura. Como é praxe, é necessário criar uma conta - são exigidos dados como CPF, data de nascimento e e-mail.
Após este cadastro, basta fazer login na página. Lá, você encontrará informações datas das aplicações das vacinas, fabricantes e lotes.
Outros estados e municípios
Caso seu estado ou cidade não tenha um app ou um site específico para emitir certificado de vacinação, o Ministério da Saúde sugere que a pessoa vá até um posto de vacinação e solicite o documento. Importante ressaltar que muitos locais aceitam o próprio cartão de vacinação como prova de que a pessoa tomou os imunizantes disponíveis.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.