Topo

Sabe aquele prato que bombou no TikTok? Eles serão entregues por delivery

Pratos virais da rede social serão comercializados por delivery e restaurantes - Pixabay
Pratos virais da rede social serão comercializados por delivery e restaurantes Imagem: Pixabay

Barbara Mannara

Colaboração para Tilt*, do Rio de Janeiro

20/12/2021 12h02Atualizada em 21/12/2021 10h58

Já aconteceu de um vídeo de uma receita no TikTok te deixar com água na boca? Agora, com uns cliques a mais, será possível recebê-los em casa, pelo menos nos Estados Unidos. A rede social, em parceria com a Virtual Dining Concepts — serviço que facilita a entrada de restaurantes virtuais para o público — vai lançar o "TikTok Kitchen", um delivery de comida com os pratos mais visualizados da plataforma.

A iniciativa almeja levar as mesmas refeições virais vistas na rede social para a mesa dos usuários. A novidade foi anunciada na última semana pelo site de notícias "Bloomberg" e deve chegar aos clientes em março de 2022.

Alguns dos pratos no topo das visualizações já estão previstos para a inauguração do serviço. O menu do "TikTok Kitchen" terá a presença do "baked feta pasta" — uma massa assada, cujo preparo foi reproduzido em diversos perfis. Ele se tornou o prato mais pesquisado no Google em 2021.

@feelgoodfoodie Baked feta pasta with cherry tomatoes!! Recipe on blog ? Inspired by @grilledcheesesocial #tiktokpartner #LearnOnTikTok #fetapasta #recipes ? original sound - Feel Good Foodie

Também estará disponível montagens de "smash burger" (hambúrguer esmagado) e os populares chips de massa revestidos de queijo, feitos na airfryer. Outro viral que deve chegar ao cardápio é a "costela de milho", carne revestida com parmesão e temperos.

O TikTok Kitchen vai fazer uso também das redes nacionais do cofundador da Virtual Dining Concepts, Robert Earl. Os restaurantes incluem o Buca di Beppo e Bertucci's, ambos de culinária italiana.

Investimento e direitos autorais

Em um comunicado, o TikTok disse à "Bloomberg" que dedicaria seus lucros dos restaurantes aos criadores dos pratos do menu, apoiando talentos culinários promissores na plataforma.

No entanto, ainda não se sabe muito bem como será determinado o "direito autoral" de cada prato viral. Isso porque muitas vezes uma receita semelhante é reproduzida por diferentes usuários, tornando a tarefa de saber quem é o ator mais difícil.

A Virtual Dining Concepts já é conhecida por dar suporte à entrada de novos restaurantes, tanto de pessoas comuns quanto de celebridades. O destaque está no MrBeast Burguer'', lançado em 2020, pelo youtuber Jimmy Donaldson. E o sucesso não foi pouco: a marca alcançou a venda de 1 milhão de hambúrgueres em três meses.

Para o lançamento do TikTok Kitchen nos Estados Unidos, cerca de 300 restaurantes já estão na programação, segundo Robert Earl. O executivo estima que que mais de mil estabelecimentos ofereçam os cardápios virais até o final de 2022.

Os preços do TikTok Kitchen devem ser comparáveis com outras marcas do Virtual Dining Concept. Para ter uma ideia, um hambúrguer da popular MrBeast, uma das franquias do conglomerado, custa a partir de US$ 6,99 (cerca de R$ 40 em conversão direta).

Por enquanto, a estreia acontece apenas nos EUA. No momento, ainda não há menções da chegada do TikTok Kitchen ao Brasil e outros países.