Freestyle: dispositivo portátil da Samsung transforma parede em smart TV
A Samsung anunciou hoje (4), durante sua participação na CES 2022, maior feira de tecnologia do mundo, o dispositivo Freestyle. Trata-se de uma tela portátil flexível, segundo a empresa, capaz de transformar qualquer parede em uma smart TV. Além disso, ele funciona como alto-falante e luminária.
O Freestyle consegue projetar imagens sobre qualquer superfície, seja a parede ou o teto, graças à uma base inclinável. A data de lançamento no Brasil ainda não foi divulgada, mas deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2022, segundo a empresa confirmou a Tilt. Nos EUA, a pré-venda começa já nesta terça-feira (4) por a partir de US$ 899 (mais de R$ 5 mil na conversão direta) — um case para guardar o aparelho vem junto por enquanto.
Compacto, ele pesa 830 gramas e mais parece um alto-falante inteligente (como o da Amazon e do Google). O modelo padrão é branco, mas é possível personalizar usando opções rosa, laranja ou verde (todos em tons claros).
Ele tem um brilho de 550 lumens, que é o suficiente para transmitir com qualidade em um ambiente de luz controlada.
Mais do que cinema em casa
O tamanho de reprodução das imagens do lançamento variam entre 30 e 100 polegadas, dependendo da distância em que o dispositivo é colocado. O aparelho permite rotação de até 180 graus.
O lançamento tem um recurso de foco automático que permite a exibição de imagens nítidas automaticamente, sem ajuste manual, em qualquer superfície e ângulo.
Tilt pôde acompanhar presencialmente algumas demonstrações do dispositivo e é interessante a capacidade que ele tem de se movimentar (para a esquerda ou direita, por exemplo) sem que a imagem fique distorcida. O processo é automático. Em poucos segundos, a cena projetada é redimensionada conforme a troca de posição do dispositivo.
Os consumidores podem usá-lo para ter a experiência adaptada de um cinema em casa, mas a Samsung quer que ele vá além disso.
Quando não está sendo usado como TV, o Freestyle também oferece efeito de iluminação graças ao seu "modo ambiente" e tampa de lente translúcida. É possível integrá-lo a luminária e abajur.
As imagens têm resolução Full HD e a tecnologia ainda obedece a comandos de voz através da assistente virtual Alexa. É possível pedir a previsão do tempo, aumentar o volume e desligar a opção de luz do aparelho.
Equipado com o sistema operacional Tizen, o lançamento pode se conectar automaticamente a apps de streaming de vídeo, por exemplo, e pode ser controlado por um celular Samsung.
Sistema de som
A tecnologia de som adotada no lançamento usa um radiador passivo duplo que promete graves nítidos e mais profundos sem distorção. Além disso, o projetor emite som em 360 graus para criar um ambiente mais imersivo.
Contudo, dependendo do lugar em que o consumidor for usá-lo, a experiência pode ficar melhor com ajuda de caixas de som mais potentes.
Quase todo portátil
Embora a alça do aparelho e suas dimensões compactas façam do lançamento um aparelho descrito como "portátil", o Freestyle precisa ser conectado à tomada para funcionar. A vantagem é que ele é compatível com baterias externas de conexão USB-PD e saída de 50W / 20V ou superior.
O aparelho também funciona como uma caixa de som inteligente, que analisa a música que você tocar através dele para sincronizá-la com efeitos visuais que podem ser projetados sobre qualquer superfície.
A percepção que fica após conhecer o produto de perto é que, além das TVs, a Samsung deve destacar bem o lançamento da tecnologia durante a CES 2022.
*A jornalista viajou a convite da Samsung
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.