Não quer nem saber de BBB? Veja como bloquear conteúdo sobre o reality
A edição de 2022 do "Big Brother Brasil" ainda nem começou, mas já tem gente querendo passar longe das novidades sobre a casa mais vigiada do Brasil. Então como serviço de utilidade pública, Tilt te ensina a viver em uma bolha de redes sociais praticamente sem BBB. Basta configurar o seu navegador de web e filtros das redes para apagarem notícias, menções, postagens e vídeos, relacionados ao programa.
A tarefa vai requerer um pouco de paciência da sua parte. Primeiro, você precisa preparar uma lista com palavras-chaves relacionadas ao reality show. Quanto mais termos, melhor.
Essa lista tem quer os nomes de todos os confinados na casa, palavras que geralmente são usadas para se referir ao programa, ou hashtags relacionadas ao reality, como "paredão", "prova do líder", "estalecas", "eliminação", e por aí vai — além, claro, de "BBB" e "BBB22". Nesta edição, também vale a pena incluir os nomes de companheiras e ex-companheiras de alguns participantes que vão virar notícia aqui fora.
Twitter BBB-free
De posse da lista, vá para a sua conta no Twitter — a rede social mais fácil de bloquear postagens que você não quer ver. A gente te aconselha a usar um computador para seguir esse passo a passo por ser de mais fácil manuseio. As alterações, claro, também serão vistas no seu aplicativo.
No seu feed, ache os três pontinhos que ficam do lado esquerdo da tela. Ao clicar nele, entre em "Configurações e privacidade", e depois em "Privacidade e segurança".
Entre em "Silenciar e bloquear" e selecione "Palavras silenciadas".
Clique no sinal de mais que vai aparecer no canto superior direito da tela. Ali, você já pode começar a adicionar todas as palavras-chave contidas na sua lista.
Dá para silenciar as palavras para sempre, mas se você quer apenas um break do programa, é possível bloquear os termos por 24 horas, sete dias e 30 dias.
Sem BBB no navegador, Facebook e Instagram
Se você usa o Google Chrome como navegador, o único trabalho que vai ter é baixar uma extensão chamada "Chega de BBB".
Para encontrar a loja de complementos do Chrome clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela do seu navegador, abra o menu "Configurações", clique em "Extensão" no canto inferior esquerdo da tela. Na página, clique nos três traços que ficam em cima, no lado esquerdo. Abra o Chrome Web Store.
Encontre a extensão "Chega de BBB" e a instale no seu navegador. A partir de agora o botão do complemento vai aparecer ao lado da barra de endereços do seu Chrome. Ao clicar nele, haverá a opção de adicionar palavras-chaves. É a hora de descarregar aquela lista que você preparou.
Além do "Chega de BBB", há outras extensões que cumprem basicamente o mesmo papel, como Spoiler Protection 2.0, que também te permite bloquear todos os termos que você não deseja ver. As duas extensões substituem o conteúdo referente ao reality show por pequenos quadrados. Não é bonito, mas é efetivo.
As duas ferramentas também funcionam na hora de esconder postagens sobre o tema no Facebook e Instagram se você estiver usando a versão web das plataformas.
Dá para bloquear até no YouTube
O passo a passo para bloquear o conteúdo do BBB no YouTube é parecido com o do Chrome. Você vai precisar baixar uma extensão chamada Video Blocker. Para isso, vá na Chrome Web Store, busque pelo complemento e instale-o.
Na ferramenta, dá para adicionar os termos e bloquear de três jeitos diferentes: Channel (canal), Wildcard (sugestões) e Keyword (palavra-chave). Coloque as palavras-chaves da lista que você preparou.
Dá para se livrar do BBB também no celular?
Quem tem Android consegue baixar um aplicativo que também bloqueia palavras-chave: o Spoilers Blocker. Após fazer o download, você vai ter que autorizar seu uso na parte de Acessibilidade, nas configurações do telefone.
O app bloqueia apenas parcialmente os conteúdos relacionados às palavras-chaves escolhidas por você. iPhones também têm um app do tipo, o Spoiler Block.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.