É verdade que pasta de dente limpa prata? Sim, e ciência explica o por quê
Você já teve um item de prata que escureceu (ou "enferrujou") com o tempo? Brincos, pulseiras, anéis, colares, talheres, taças, bandejas, travessas podem escurecer com o tempo e o truque mais antigo para limpá-los é usar pasta de dente. Mas funciona mesmo?
Antes de entender como a pasta de dente ajuda a limpar prata, é preciso entender por que ela escurece. Essa sujeira é natural e surge por causa da oxidação, fruto do contato do material com alguns gases na atmosfera (como compostos de enxofre).
Nesse processo se forma sobre o material uma camada de sulfeto de prata, que tem cor escura. O gás sulfídrico, que tem cheiro de ovo podre, também pode interferir no processo. Outras partículas no ar e sais —até o nosso suor— também podem agravar o escurecimento.
Não há o que fazer para evitar que a oxidação aconteça, pois ela é um processo natural. Mas dá para remediar. Para remover essa camada de oxidação, basta usar materiais abrasivos suaves que são capazes de realizar essa limpeza sem danificar a prata.
O melhor e mais comum abrasivo suave que temos em casa é, justamente, a pasta de dente, que faz uma limpeza semelhante dentro da nossa boca. Quem explica é a biocientista Laura Marise, cofundadora do Nunca Vi 1 Cientista e blogueira de Tilt.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.