Topo

Facebook Messenger ganha criptografia e irá alertar sobre captura de tela

Divulgação
Imagem: Divulgação

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt, em São Paulo

01/02/2022 12h40

O Messenger, do Facebook, recebeu novos recursos de segurança e privacidade. As novidades, anunciadas na última quinta-feira (27), começam a ser liberadas aos poucos, segundo a empresa.

Os destaques são a criptografia de ponta a ponta (as conversas são codificadas de modo que apenas os participantes consigam decifrá-las, como ocorre no WhatsApp) e um aviso se alguém tirou uma captura de tela de uma conversa, no modo "Conversa Secreta".

Com a nova atualização, Gifs, figurinhas e reações também estarão disponíveis nas conversas criptografadas, além de conseguir responder mensagens específicas, pressionando o texto ou deslizando sobre ele para responder.

Encaminhar uma mensagem para outros amigos e familiares também será possível. Basta manter a mensagem pressionada e tocar no botão "Encaminhar".

Dessa forma, uma lista de pessoas e grupos será exibida para que você possa fazer o compartilhamento com eles. Um detalhe é que você também poderá criar um novo grupo antes de encaminhar a mensagem.

Além de conseguir ver quando a pessoa está digitando, seja em um chat em grupo ou privado, você também poderá ver o status de entrega, recebido e leitura — incluindo "enviando", "enviado", "entregue" e "visto".

Em uma conversa no Messenger, o app mostrará status como "digitando" ou "visto por todos" numa conversa em grupo - Divulgação - Divulgação
Em uma conversa no Messenger, o app mostrará status como "digitando" ou "visto por todos" numa conversa em grupo
Imagem: Divulgação

O Messenger ainda terá selo de verificação em chats criptografados, possibilitando, assim, a identificação de contas autênticas.

E não poderia faltar atualizações em relação às mídias. A nova atualização irá permitir salvar uma imagem ou um vídeo, basta pressionar a mídia desejada e baixar o arquivo.

Além disso, edições de vídeos também estarão disponíveis. Você poderá editar uma foto ou vídeo antes de enviá-los. Estarão incluídos stickers, mensagens e texto personalizados, cortar e editar áudio (no caso de vídeo).

Messenger ganha recursos para edição de vídeos - Divulgação - Divulgação
Messenger ganha recursos para edição de vídeos
Imagem: Divulgação

Ativando a criptografia no Messenger

A criptografia de ponta a ponta, no Messenger, deve ser ativada manualmente, diferentemente do WhatsApp que é ativada por padrão.

Há duas formas de criptografar suas conversas: ativando as mensagens autodestrutivas as quais desaparecem após um tempo estipulado; ou nas Salas Secretas em que o bate-papo some automaticamente.