Não basta refrigerar: geladeira da Samsung quer convencer com TV e internet
Se você é o tipo de pessoa que gosta de lavar os pratos escutando música ou precisa espiar as receitas na internet em tempo real durante o processo de cozinhar, saiba que as fabricantes de eletrodomésticos investem cada vez mais em integrar diferentes funcionalidades em um único produto. Um exemplo recente é o novo refrigerador da Samsung, que além de geladeira, toca música, exibe vídeos e permite chamadas de vídeo.
O produto é o Family Hub Side by Side de 585 litros, que conta com recursos de inteligência artificial. O único desafio para alguns consumidores será o preço: R$ 25.999.
As tecnologias usadas na geladeira
Com acesso à internet, a geladeira permite que a pessoa ouça música através de um Soundbar de 25w de potência, de acordo com as especificações técnicas.
O acesso é feito de forma simples, através de aplicativos de streaming de som que usamos no celular, como o Spotify, ou de estações de rádio, como o TuneIn. É possível a partir dos programas ouvir músicas, podcasts e programas de notícias.
Na porta, há também uma tela integrada em que é possível acessar vídeos (para ver receitas, por exemplo) e até acionar outras funções "menos gastronômicas" como verificar a previsão do tempo, ver fotos, conferir o calendário, a agenda de compromissos e colocar lembretes.
O visor na porta da geladeira também permite navegar em páginas de internet — inclusive, acompanhar notícias e redes sociais.
Por meio da conexão via Bluetooth, a pessoa pode realizar chamadas de vídeo por comando de voz enquanto cozinha, sem a necessidade de usar as mãos, desde que a geladeira esteja conectada à internet.
Vitrine de alimentos
Nos últimos anos, fabricantes como a Samsung, LG e até a Amazon tem explorado tecnologias que permitem visualizar o que tem dentro da geladeira sem que as portas do produto sejam abertas — na aposta de reduzir o consumo de energia.
Geralmente, os produtos usam uma câmera interna que captura os itens dentro do equipamento. No caso da Samsung, a sua tecnologia indica o prazo de validade dos alimentos e permite a criação de uma lista de compras personalizada e lembretes sobre os insumos.
Por meio dessa câmera interna, a pessoa pode ainda monitorar o que tem dentro da geladeira através mesmo longe de casa, pelo celular, por meio do app Smart ViewTM, instalado no Galaxy.
Ano passado, a Amazon anunciou estar trabalhando em um projeto de geladeira em que o modelo de inteligência artificial fosse tão eficiente a ponto de identificar e informar o que estivesse faltando de comida — e até mesmo sugerir pratos para evitar, por exemplo, o desperdício de sobras de alimentos.
Integração com outros produtos da marca
O conceito de inteligência artificial da Family Hub (produtos da marca que funcionam juntos) tem sido ampliado pela Samsung. Através do aplicativo SmartThings5, é possível controlar pelo painel da geladeira outros equipamentos inteligentes dentro de casa.
Se você esqueceu a TV ligada na sala mas está com medo de queimar os ingredientes na panela, por exemplo, é só acessar o painel da geladeira e desligar a televisão. Também não precisa sair da cozinha para acionar o aspirador-robô ou regular a temperatura do ar-condicionado, desde que ele seja do modelo WindFree, da Samsung.
Este, aliás, é um dos pontos negativos da geladeira inteligente da marca. Para ter disponível e otimizar todos os recursos digitais que o equipamento oferece, é necessário ter um smartphone Galaxy. Caso contrário, as funções ficam limitadas.
A realização de chamadas por comando de voz, por exemplo, além da necessidade de internet, só é possível por meio de um Samsung Galaxy. Os conteúdos do smartphone só podem ser acessados caso o usuário tenha modelos Galaxy S6 ou posteriores, com Android 8.1 ou superior.
Já os conteúdos de TV só são compatíveis com os modelos das séries J/K/MU6400 ou superiores dos modelos de Smart TV 2015 a 2017; série NU7400 ou superior dos modelos de Smart TV 2018; série Q60R ou superior dos modelos de Smart TV 2019, todos da Samsung.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.