Topo

Lançar um foguete por semana: entenda a meta ambiciosa da SpaceX para 2022

SpaceX
Imagem: SpaceX

Felipe Mendes

Colaboração para Tilt*, em São Paulo

01/02/2022 12h35

A SpaceX, do bilionário Elon Musk, pretende lançar 52 foguetes ao espaço em 2022 —ou seja, uma média de um a cada semana do ano. Caso consiga alcançar o resultado, a empresa baterá o próprio recorde de 31 lançamentos em um único ano, conquistado em 2021.

De acordo com o site norte-americano The Verge, o número de lançamentos foi confirmado pela Nasa durante seu recente Painel Consultivo de Segurança Espacial.

"A Nasa e a SpaceX terão que estar atentas durante 2022 para que não sejam vítimas de seu sucesso. Há um manifesto ambicioso de 52 lançamentos para a SpaceX ao longo do ano. E esse é um ritmo incrível", disse Sandy Magnus, ex-astronauta da agência espacial americana e membro do painel, durante a reunião.

Até o momento, a empresa já realizou três lançamentos do foguete Falcon 9 neste ano.

Meta pode não dar certo

Apesar das expectativas positivas para o recorde, o plano ambicioso pode não ser cumprido com tanta facilidade, já que os horários de lançamentos estão sempre sujeitos a alterações, seja por conta do clima ou até mesmo por imprevistos técnicos.

O próprio Elon Musk chegou a afirmar que a SpaceX tentou atingir 48 lançamentos em 2021, mas só chegou a 31.

Vale lembrar que a SpaceX é um importante parceiro comercial da Nasa, atuando, inclusive, em voos espaciais tripulados. A empresa de Elon Musk é responsável por transportar astronautas e cargas para a Estação Espacial Internacional por meio da espaçonave Crew Dragon.

Além disso, a SpaceX está desenvolvendo o sistema de foguetes da próxima geração, chamado de Starship, que deverá levar astronautas à Lua para o programa Artemis, da Nasa.

Agenda espacial cheia

Não é apenas a Nasa que recorre aos recursos da SpaceX para missões espaciais. Por isso também o volume alto de lançamentos previstos.

A empresa também faz parcerias com outras companhias, clientes internacionais e até mesmo o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Além disso, boa parte dos lançamentos não têm clientes, mas são feitos por conta da própria SpaceX.

Isso porque a empresa está em meio à construção de uma enorme rede de satélites chamada Starlink, que usará com satélites não-geoestacionários de baixa órbita para oferecer internet banda larga em diferentes regiões do mundo.

Recentemente, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) autorizou a operação da Starlink no Brasil. Para completar o ambicioso projeto, a SpaceX coloca no espaço lotes de aproximadamente 50 a 60 satélites por lançamento.

Por isso, embora seja alta a meta de 52 lançamentos em 2022, a Nasa ponderou durante seu painel que uma agenda tão cheia também tem suas desvantagens.

"Tanto a Nasa quanto a SpaceX terão que garantir que a atenção e a prioridade apropriadas sejam focadas nas missões da Nasa", disse Sandy Magnus.

*Com informações do site Insider.