Topo

WhatsApp quer mudar a forma de organizar seus contatos; entenda

Plataforma testa duas categorias diferentes para organizar contatos - Getty Images
Plataforma testa duas categorias diferentes para organizar contatos Imagem: Getty Images

Cláudio Gabriel

Colaboração para Tilt, de Rio de Janeiro

08/02/2022 17h51

O aplicativo de mensagens WhatsApp está testando para alguns usuários implementar uma nova organização na lista de contatos pessoal. Ela é dividida em duas: os contatos de "mais frequência" e as "conversas recentes". A informação foi revelada pelo site que fala de notícias do app, o WABetaInfo.

De acordo com a imagem revelada, no momento que se clica para selecionar o contato, quando busca para uma nova conversa ou até mesmo criar um grupo, o programa exibirá essas duas opções. É uma maneira de facilitar o acesso daqueles com quem o usuário fala mais. Isso seria uma mudança no atual sistema, em que, ao clicar para procurar um contato para uma conversa, o aplicativo exibirá todos em ordem alfabética.

Na própria publicação nas redes sociais do WABetaInfo divulgando a informação, usuários reclamam da nova funcionalidade. Alguns chegam a dizer que pode afastar de algumas pessoas com quem não se fala tem algum tempo.

Uma de muitas atualizações

Essa é apenas mais uma das diversas atualizações que o WhatsApp está testando recentemente. Uma delas foi um prazo maior para apagar as mensagens e reações publicadas em alguma conversa. O app trabalha para colocar esse tempo para 60 horas, sendo que o atual é de pouco mais de 1 hora após o envio. Além disso, em grupos, os administradores também devem começar a excluir qualquer mensagem postada.

Outra novidade foi a possibilidade de enviar áudio diretamente pelo aplicativo no desktop. Era uma funcionalidade que apenas poderia ser no celular ou diretamente no Web WhatsApp.

E falando no app pelo computador, a empresa também estava testando um novo sistema de segurança para impedir roubo de contas. Seria começar a pedir a verificação em duas etapas (com o famoso PIN) em outros locais além de apenas pelo aplicativo de celular.

Todos esses testes devem começar a ser implementados pelo WhatsApp em breve, mas ainda sem uma data definida.