iPhone 6 Plus vintage e iPad 4 obsoleto? Saiba o que isso significa
O iPhone 6 Plus e o iPad (4ª geração) entraram no time dos produtos que a Apple considera, respectivamente, vintage e obsoleto. Essa mudança ocorre tradicionalmente devido ao tempo de lançamento e comercialização dos produtos.
O iPad em questão foi lançado em 2012. Ele já tinha deixado de ser vendido oficialmente pela Apple, porém, agora foi adicionado na lista da empresa oficialmente como uma versão de aparelho obsoleto.
Essa nomenclatura está reservada para os modelos que têm mais de sete anos e que não são mais comercializados pela marca, o que implica o risco de indisponibilidade de hardware da própria Apple para os equipamentos em caso de necessidade de reparos.
Já o iPhone 6 Plus agora passa a ser considerado vintage. Na prática, o título engloba produtos da Apple que existem há mais de cinco anos e no máximo sete anos. Isso significa que a empresa ainda faz reparos, mas somente conforme a disponibilidade das peças.
"Um ponto importante dos smartphones e computadores da Apple é o projeto de hardware e software de forma conjunta. Isso acaba dando uma maior longevidade aos produtos. Acredito que esse fato permite que o iPhone 6 Plus, ainda apresente um desempenho satisfatório para seus proprietários", diz Ciro André Pitz, professor de engenharia elétrica e telecomunicações da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Aparelhos eram inovadores em seus lançamentos
À época, o iPad de 4ª geração trouxe como novidade o conector Lightning, tipo de cabo de conexão para os produtos da marca, aspecto que já estava presente no iPhone 5, anunciado semanas antes.
Em relação ao seu modelo de 3ª geração, o iPad ganhou destaque por ter gráficos que chegavam a ser três vezes mais avançados e, como já esperado, por ter um melhor desempenho em processador e velocidade.
O iPhone 6 Plus foi lançado em setembro de 2014. Ele tinha 5,5 polegadas e foi apresentado no mesmo dia em que o primeiro Apple Watch (relógio inteligente) chegou ao mundo.
O valor de lançamento nos Estados Unidos foi de US$ 299. Aqui no Brasil, o preço foi de a partir de R$ 2.999.
Na época, o iPhone 6 e o 6 Plus se destacaram por terem suporte ao Apple Pay, forma de pagamento por aproximação e carteira digital.
Confira lista completa de iPhone vintage
- iPhone 4 (8GB)
- iPhone 4S
- iPhone 4S (8GB)
- iPhone 5
- iPhone 5C
- iPhone 6 Plus
Veja lista de iPad obsoleto
- iPad (4th generation) wi-fi
- iPad (4th generation) wi-fi + celular
- iPad (4th generation) wi-fi + celular (MM)
- iPad [original]
- iPad 3G
- iPad (3ª geração) wi-fi
- iPad (3ª geração) wi-fi + celular
- iPad (3ª geração) wi-fi + celular (VZ)
- iPad wi-fi
- iPad wi-fi + 3G
- iPad wi-fi + 4G
- iPad wi-fi + 4G (Verizon -- operadora que atua nos Estados Unidos)
- iPad 2 wi-fi
- iPad 2 wi-fi + 3G
- iPad 2 wi-fi + 3G (Verizon)
*Com informações da Apple e do site MacRumors
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.