Google lança Chrome OS Flex, sistema operacional para computadores antigos
O Google anunciou na terça (15) uma versão gratuita da nova versão do Chrome OS: o Chrome OS Flex. O software é oferecido como uma alternativa para dar um "up" a computadores mais antigos que estão com o desempenho em xeque.
Idealizado tanto para empresas, quanto para escolas, o sistema operacional foi projetado para rodar computadores em antigos, incluindo modelos mais velhos de MacBooks, e já pode ser instalado em minutos, segundo a empresa.
Além disso, o Google comprou a Neverware, empresa dona da tecnologia CloudReady - tipo de sistema operacional que permite que aparelhos antigos possam ser transformados em "dispositivos Chrome".
Com isso, está rolando um burburinho sobre onde podemos ver o Chrome OS e seu futuro no ramo computacional. Vale lembrar que esta não será a primeira vez que o Chrome OS aparece em dispositivos que não vieram com ele instalado de fábrica.
"Trabalhamos arduamente para integrar os benefícios do CloudReady em uma nova versão do Chrome OS", declarou a empresa ao site norte-americano "The Verge".
O que muda?
Na prática, pouca coisa se altera. O Google informou ao "The Verge" que o Chrome OS Flex será idêntico ao Chrome OS em um Chromebook. Contudo, alguns recursos podem variar dependendo do hardware do computador utilizado, o que torna necessário ficar sempre atento.
Já é possível experimentar o Chrome OS Flex por conta própria. Para isso, basta acessar o site do Chrome Enterprise.
Como o sistema operacional ainda está no modo de acesso antecipado, bugs poderão ser encontrados. Uma dica para evitar problemas é inicializar o ChromeOS Flex diretamente de uma unidade USB antes instalá-lo na máquina.
O ChromeOS é um sistema operacional baseado no navegador do Google. Boa parte das funções são feitas online.
Para quem busca trabalhar, por exemplo, há fácil acesso à suíte de escritório da companhia, com o Google Docs e Google Sheets, por exemplo. Além disso, a inicialização do computador costuma ser bem rápida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.