Windows 11: atualização inclui mais apps e barra de tarefas repaginada
A Microsoft lançou nesta semana a primeira grande atualização do Windows 11. Entre as novidades estão melhorias na barra de tarefas, integração de aplicativos Android (sistema operacional do Google para celular) e uma repaginada no clássico reprodutor de música e vídeo Media Player.
O visual do bloco de notas também foi alterado. Algumas das funcionalidades foram liberadas apenas para pessoas nos Estados Unidos.
De olho nas novidades
A barra de tarefas, onde é possível fixar ou remover programas e ver o horário no Windows 11, agora permite que informações como a hora e a data estejam disponíveis em múltiplos monitores. Ou seja, quando a pessoa conecta mais de um monitor no computador, a hora e a data também estarão presentes nas demais telas adicionadas, algo que antes não era visto.
O widget de clima, aquela interface gráfica com funcionalidades de previsão meteorológica, voltará para a barra de tarefas, que também receberá o recurso mudo/ativado nas chamadas via Microsoft Teams, plataforma que une bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos.
Isso quer dizer que, a partir da atualização, será possível compartilhar rapidamente um aplicativo ou janela específica na barra de tarefas diretamente em uma chamada de vídeo, o que antes era feito através dos menus tradicionais do Windows.
Na parte de download de aplicativos, será possível instalar os apps da Amazon Appstore. Até então, o Google Play Store é que estava oficialmente indisponível no Windows 11.
Em uma postagem no blog da Microsoft, Panos Panay, diretor de produtos da empresa, afirmou que a ideia é ofertar constantes atualizações para os usuários.
"Vamos aproveitar a variedade de mecanismos de atualização que temos, incluindo manutenção e atualizações da Microsoft Store. Nosso objetivo é oferecer inovação contínua, proporcionando a você as melhores experiências durante todo o ano".
Design do Media Player e Notepad
Os programas Media Player e o Notepad também passaram por atualizações em seus designs.
No caso do bloco de notas, será possível usar as diversas etapas de "desfazer" ao escrito no menu de ações disponível no programa. Ou seja, se você quiser voltar ao que escreveu ou retornar para outras ações, poderá recorrer a essa funcionalidade que é disponibilizada em um botão.
Se o padrão do seu Windows for o modo escuro (que exibe cores mais sóbrias como cinza, preto e azul escuro), o bloco de notas adotará automaticamente o tema. Também será possível selecionar o modo escuro manualmente nas configurações do programa.
Ao contrário do que acontecia com as gerações anteriores, em que as atualizações eram liberadas de um ano para o outro, o Windows 11 deve fazer isso em menos tempo.
Segundo a empresa, novas funcionalidades serão testadas ao longo de 2022.
Como ver se tem atualização do Windows
Vá na área de configurações do sistema e acesse o Windows Update). Na sequência, selecione o item "verificar atualização" (Check for update, em inglês). Se tiver algo novo, é só fazer o download.
*Com informações dos sites The Verge, How to Geek, Microsoft e Blogs.Windows
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.