Topo

Como funciona a ilusão de ótica com números que bombou nas redes sociais

Nem todas as pessoas conseguem enxergar cada algarismo presente nesta imagem. - Reprodução
Nem todas as pessoas conseguem enxergar cada algarismo presente nesta imagem. Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/02/2022 11h46Atualizada em 22/02/2022 07h51

Uma ilusão de ótica tem chamado atenção Twitter desde semana passada. A imagem mostra uma sequência de números em um desenho de tons branco, preto e cinza. A foto mostra vários números, mas não são todas as pessoas que têm capacidade de enxergá-los. Mas, afinal, por que isso acontece?

A imagem trabalha com diferentes planos e, quem não consegue identificar todos os números, possui uma baixa sensibilidade para vê-los. Essa diferença é chamada de contraste que, segundo a oftalmologia, nada mais é que a capacidade do ser humano em distinguir um objeto e o plano de fundo por trás dele.

A sensibilidade ao contraste depende de vários fatores, incluindo os hábitos das pessoas. Um estudo recente, por exemplo, indicou que jogar games de ação por cerca de uma hora por dia pode melhorar a percepção de contraste.

Ter uma alta sensibilidade ao contraste é importante para casos como dirigir de noite em lugares de pouca visibilidade, além de identificar objetos em diferentes planos.

O nível baixo dessa capacidade pode indicar a existência de doenças oculares, como catarata ou glaucoma, ou apenas ser um sintoma do envelhecimento.

O que você enxerga?

A resposta correta é 3452839, mas muita gente leva tempo para enxergar todos os números ou sequer consegue.

Mais ilusões

As ilusões de ótica, por sua vez, brincam com esses sentidos e nem sempre entrar em um consenso sobre uma imagem é significado de que a pessoa tenha um problema de visão.

Na internet, vários exemplos já apareceram movimentando as redes sociais. Em 2015, um vestido dividiu a opinião de usuários: de um lado alguns destacavam que ele era azul e preto e do outro, pessoas juravam que ele era branco e dourado. O fenômeno em questão era o de "ilusão de luminosidade", um tipo de ilusão de ótica.

vestido - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
O dilema da internet de 2015: o vestido é branco e dourado ou azul e preto?
Imagem: Reprodução/Twitter

A explicação por trás desse debate se deu na própria evolução dos seres humanos. Para enxergar a luz do dia, os cérebros começaram a levar em conta o fato de que a luz muda de cor. Ou seja, a iluminação do entorno faz a parte do cérebro responsável por formar a imagem entender uma determinada cor de jeitos diferentes. Isto quer dizer que a cor enxergada depende do ambiente em que você está e da forma como seu cérebro interpreta esta composição. Dessa forma, um objeto pode acabar mostrando cores diferentes, como era o caso do vestido.

Mas não foi apenas esta peça que gerou discussões nas redes. No ano passado, uma outra vestimenta também chamou atenção ao passar a impressão de uma cintura fina demais. O traje marrom, preto e branco tem duas tiras que, quando amarradas, criam um cinto frontal, responsável pela ilusão de ótica.

vestido - Reprodução/TikTok - Reprodução/TikTok
Vestido deixa cintura fina e espanta internautas
Imagem: Reprodução/TikTok

As ilusões de ótica também já se tornaram ferramentas para maquiadores, como é o caso da chinesa Mimi Choi. Ela consegue brincar com a visão das pessoas por meio dos pincéis e compartilha suas obras de arte com mais de 1,3 milhão de seguidores no Instagram.

Até mesmo os animais já causaram ilusão na internet. Um vídeo compartilhado no Twitter pelo serviço de imagens Imgur e posteriormente pelo cientista Dan Quintana mostra uma mão acariciando um animal. A gravação é acompanhada da legenda: "Coelhos adoram carinho no focinho". No entanto, o bicho era, na verdade, um corvo.

Essa confusão se tornou popular em 1892, quando o psicológico americano Joseph Jastrow usou uma ilustração, de autoria desconhecida, para provar que ilusões também são causadas pela atividade mental das pessoas. Segundo ele, a velocidade com que a pessoa percebe ambas as possibilidades da imagem (coelho e pato) pode indicar o quão criativo ela é.