Facebook Reels: funções de vídeo do Instagram chegam com opção de monetizar
Depois de ser lançado nos Estados Unidos em setembro de 2021, agora o Facebook Reels chega ao Brasil e outros 149 países. Como o nome sugere, trata-se do formato de vídeo consagrado no Instagram, só que no Facebook. Um dos destaques é que, como o YouTube, a Meta promete compartilhar o dinheiro de publicidade com os criadores.
A ideia da plataforma é não apenas divulgar esse novo conteúdo para a rede social, mas também trazer uma forma de monetizar os criadores de conteúdo. De que jeito? Através de anúncios em banner, figurinhas e mais, que estão sendo expandidos ainda, de acordo com o Facebook. A novidade chega para iOS e Android a partir desta terça-feira (22).
A empresa destaca que, atualmente, os vídeos são bem representativos para os usuários do app. Quase metade do tempo que passam no Facebook, estão os assistindo. Sucesso no Instagram, o Reels agora desembarca no Facebook como uma tentativa de trazer um respingo no conteúdo para a plataforma mais antiga.
Os recursos que poderão ser usados com essa nova ferramenta são:
- remix (utilizando algo já existente e dando a sua cara no reel);
- reels de até 1 minuto;
- rascunhos (dando a oportunidade de o usuário postar depois ou até mexer no vídeo).
Nos próximos meses será lançado também o vídeo clipping, que irá trazer facilidades para recorte dos vídeos, além da publicação de produções gravadas ao vivo.
Segundo a empresa, o Facebook Reels poderá ser compartilhado via stories, no Facebook Watch, e no feed de notícias (podendo dar prioridade na rolagem). A ideia da companhia ainda envolve colocar sugestões de Reels que o usuário ainda não segue.
Como funciona o lado do dinheiro
Deverão ser variadas formas de monetizar o conteúdo criado. Atualmente, nos Estados Unidos, há o programa Reels Play Bonus, em que parte dos investimentos nos criadores paga até US$ 35 mil (cerca R$ 176 mil) aos criadores. Isso tudo com base nas visualizações, é claro. O Facebook promete expandir o programa para mais países nos próximos meses.
Serão feitas também monetizações diretas, através de anúncios. Esses podem aparecer no meio de um Reels, por exemplo, ou em alguma barra pela tela.
O aplicativo vai iniciar isso de duas formas: um anúncio em banner, semitransparentes em sobreposição na parte inferior, e um anúncio em figurinhas. Assim, o criador poderá colocar em qualquer lugar do vídeo e ganhar dinheiro com isso.
A empresa também está lançando alguns controles, como listas de bloqueio, relatórios de entrega, figurinhas em reels, filtros de inventário e mais. Assim como qualquer conteúdo no site ou app, os usuários poderão curtir, salvar, ignorar, compartilhar ou comentar.
Todos esses modelos devem aparecer até meados de março para boa parte do mundo. O Facebook Reels estará no feed, grupos ou na aba Watch.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.