Topo

Nokia lança tablet com bateria que promete durar 10h de streaming de vídeo

Nokia tablet T20, lançamento da HMD Global no Brasil - Bruna Souza Cruz/Tilt
Nokia tablet T20, lançamento da HMD Global no Brasil Imagem: Bruna Souza Cruz/Tilt

Bruna Souza Cruz

De Tilt, em São Paulo

22/02/2022 17h08

A HMD Global, empresa dona da marca Nokia, anuncia nesta terça-feira (22) a chegada no Brasil de seu tablet Nokia T20, lançado globalmente em outubro do ano passado. O modelo entra na categoria de dispositivos intermediários, com destaque para sua bateria de 8.200 mAh e desbloqueio facial.

Para se ter uma ideia, celulares com baterias potentes trabalham com 5.000 mAh. A promessa da empresa é que essa configuração permite 15 horas de navegação na web, sete horas de videochamada ou dez horas de streaming de vídeos. O preço oficial é de R$ 2.199.

O dispositivo vem com o Android 11 instalado e terá dois anos de atualizações do sistema operacional.

Nokia T20, lançamento da HDM global - Divulgação - Divulgação
Nokia T20, lançamento da HDM global
Imagem: Divulgação

Visual e tela

O novo tablet é vendido na cor azul — chamada pela empresa de oceano profundo. O acabamento é em alumínio.

Tilt teve acesso antecipado ao aparelho e as primeiras impressões são que: ele tem um visual leve e a tonalidade de azul é muito bonita. Porém, as marcas de dedo na traseira vão prevalecer se essa parte não for limpa de tempos em tempos.

As dimensões dele são: 7.8 mm de altura, 247.6 mm de comprimento e 157.5 mm de largura.

A tela LCD de 10,4 polegadas (26,4 cm na diagonal) é protegida por um vidro temperado, segundo a empresa. Ela tem um certificado Low Blue Light (redução da luz azul, na tradução livre). Ou seja, equilibra a intensidade da luz para ser mais confortável aos olhos.

O índice que mede a intensidade de brilho é de 400 nits — para efeitos de comparação, o iPad mini de 2021 trabalha com 500 nits.

2 - Nokia tablet T20, lançamento da HMD Global no Brasil - Bruna Souza Cruz/Tilt - Bruna Souza Cruz/Tilt
Nokia tablet T20 chega ao Brasil com bateria potente
Imagem: Bruna Souza Cruz/Tilt

Câmeras

O Nokia T20 trabalha com duas câmeras: uma principal de 8 MP e outra frontal de 5 megapixels.

Pelas impressões iniciais, as fotos em ambientes com iluminação equilibrada saem melhores em temos de equilíbrio de cores.

Fotos de objetos aproximados também ficam interessantes em luz ambiente e a câmera conseguiu capturar detalhes de textura. Porém, em alguns momentos, as imagens ficaram com tons mais claros do que realmente são.

É possível também fazer fotos com o desfoque de fundo — feito com ajuda de processamento virtual de imagens. Não existe uma segunda lente para isso.

A câmera de selfie possui efeitos como embelezamento e filtros que podem ser aplicados antes da captura da imagem (também funcionam na câmera principal). Alguns exemplos são: retrô, nórdico e monocromático (com escalas de preto e branco).

4 - Nokia tablet T20, lançamento da HMD Global no Brasil - Bruna Souza Cruz/Tilt - Bruna Souza Cruz/Tilt
Câmera do tablet da Nokia
Imagem: Bruna Souza Cruz/Tilt

Bateria e processador

Como mencionado no início do texto, a bateria do tablet da Nokia chama atenção pela promessa de durar bastante. Além disso, ela é compatível com sistema de recarregamento rápido de 15W.

O processador é chip T610 da empresa Unisoc. Ele é usado, por exemplo, em alguns modelos de celulares vendidos fora do Brasil, como Realme C21Y, lançado no ano passado.

O Nokia T20 será vendido na versão de 4GB de memória RAM (que ajuda no desempenho do aparelho) e com 64 GB de espaço interno no site da empresa, loja oficial da marca no Mercado Livre e plataformas de comércio eletrônico como Magazine Luiza e Americanas.com.

Para quem é o tablet?

Segundo a HDM Global, o tablet pode ser usado no trabalho e em casa, seja por adultos, adolescentes e crianças.

3 - Nokia tablet T20, lançamento da HMD Global no Brasil - Bruna Souza Cruz/Tilt - Bruna Souza Cruz/Tilt
Tablet da Nokia tem uma câmera principal na parte traseira
Imagem: Bruna Souza Cruz/Tilt

Para os pais e responsáveis por menores de idade, é interessante saber que o tablet vem com o Google Kids Space, que serve para que monitorar o tempo de tela gasto no dispositivo.

"Nosso primeiro lançamento da série T é uma resposta às novas necessidades dos usuários e ao desejo deles por novas tecnologias", afirmou a empresa em seu comunicado.