Tem crase? Site resolve de vez uma das 'grandes questões da humanidade'
"Vou a, volto da, crase em a". Se em algum momento você utilizou esse pequeno ditado é porque já ficou na dúvida sobre o momento certo de sinalizar uma crase num texto. Pensando ajudar quem precisa escrever com o português correto, um desenvolvedor decidiu criar um site que indica onde ela deve ser colocada.
Trata-se do temcrase.com, criado pelo desenvolvedor Gabriel Nunes — e, caso não se lembre da regrinha: a crase é a união da preposição "a" com o artigo feminino "a".
"Eu estava cansado de pesquisar por dúvidas de crase e cair em blogs que se enrolavam para dar a resposta. Ou, às vezes, tentavam explicar de uma forma muito 'gramatical' e me deixavam com mais dúvida ainda. Eu queria só um 'sim' ou 'não'", afirmou a Tilt.
E foi exatamente isso que ele fez. A criação de Gabriel possui um campo onde as pessoas podem colocar a frase que tem dúvida e recebem a resposta direta.
O site ainda traz outras formas que você poderia escrever tal frase. Por exemplo, se você pesquisar por "vou à praia tem crase?", receberá a resposta que sim, o motivo de ter de colocar a crase e ainda a informação que também poderá usar o termo "vou para a praia".
Como o site sabe quando está certo?
A plataforma é alimentada por meio de um banco de dados onde as informações são cadastradas manualmente pelo criador. A planilha é pública, está disponível no site e pode ser preenchida por qualquer um que queira auxiliar na iniciativa.
"Por isso podem ter termos que já estão respondidos na planilha mas ainda não aparecem no site. A planilha foi a forma que eu encontrei de qualquer pessoa ter acesso e poder contribuir nas respostas", conta Gabriel.
O desenvolvedor chegou a postar em suas redes sociais um pedido para que algumas pessoas auxiliem a responder as questões. "Me ajude a criar o maior dicionário sobre crase do mundo", disse ele.
Ou seja, pode ser que você coloque alguma frase que ainda esteja sem a resposta. Quando isso acontece, o site diz não saber a resposta e envia a seguinte mensagem: "Eu ainda não tenho a resposta! Mas, fica na tranquilidade, nossos robôs já foram avisados da sua dúvida e vão analisá-la para colocar na lista para a próxima vez".
Segundo Gabriel, quando o sistema não encontra a resposta, o desenvolvedor salva essas informações na ferramenta de analytics do site, como um termo que ele não sabe. "Assim, fica mais fácil eu filtrar e encontrar os termos que mais foram pesquisados e ainda não estão na ferramenta. Toda semana eu revejo essas buscas e adiciono na planilha para alguém responder", explica.
Além do auxílio pedido publicamente, Gabriel conta com a ajuda de uma amiga redatora que possui um projeto chamado "Qual é o certo?", que tira dúvidas sobre português. Ele conta que após fazer a postagem no Linkedin, mais pessoas apareceram para ser voluntários e responder dúvidas.
"Vieram várias pessoas, a maioria professoras, revisoras e redatoras", lembra.
De acordo com Gabriel, os termos mais pesquisados no site nos últimos dias foram "ir a praia", "referente a", "vou a Roma" e "vou a Bahia". E você, tem alguma dúvida sobre crase? Joga lá no sistema para ver se ele tem a resposta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.