Grupo de hackers Anonymous declara guerra à Rússia; site de TV sai do ar
O grupo de hackers Anonymous declarou guerra cibernética à Rússia e derrubou sites do governo de Vladimir Putin, em sinal de protesto contra a invasão das forças russas ao território ucraniano. Primeiro, o grupo atacou o site do canal estatal "Russian Today" e, depois, derrubou páginas do Kremlin e do Ministério da Defesa russo.
"O coletivo 'Anonymous' derrubou o site da estação de propaganda #RTNews", comemorou o coletivo, no Twitter.
O Anonymous usou um ataque cibernético sofisticado conhecido como 'negação de serviço distribuído' (do tipo DDoS). Trata-se de ataque malicioso que tem como objetivo sobrecarregar um servidor ou um computador, esgotar seus recursos e fazê-lo ficar indisponível para acesso de qualquer usuário a internet.
O Anonymous é um coletivo descentralizado e sem líder que se formou no ano de 2003. Qualquer pessoa pode se declarar um Anonymous sem ter que expor o próprio nome.
Eles ficaram conhecidos por usarem a máscara de Guy Fawkes, soldado britânico que inspirou o protagonista de "V de Vingança", história em quadrinhos criada por Alan Moore e que deu origem ao filme homônimo. Durante os protestos de junho de 2013 no Brasil, as máscaras eram um acessório recorrente entre os manifestantes.
O grupo se guia pelo hacktivismo, a ação hacker como forma de ativismo político e social. Mas nem sempre foi assim. No livro "Nós Somos Anonymous: Por dentro do mundo dos hackers", a autora Parmy Olson explica que as origens do grupo remontam ao fórum online 4chan, e que as ações eram como uma versão digital dos trotes telefônicos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.