Topo

Transgênico? Pintinho vitaminado? Entenda de uma vez o que é um chester

Divulgação/BRF
Imagem: Divulgação/BRF

De Tilt

26/02/2022 04h00

Todo ano a mesma história na ceia de natal: vai querer uma fatia de peru ou de chester? Alguém sempre vai perguntar: mas, afinal, o que é um chester? De onde eles vêm? É transgênico? É natural do Brasil? Você já viu um chester vivo piscando por aí?

A resposta é muito mais simples do que você imagina. Quem explica é Ana Bonassa, bióloga co-fundadora do Nunca Vi 1 Cientista e blogueira de Tilt.

Um pintinho vitaminado? Um frango com hormônios? Nada disso. O chester é apenas uma ave selecionada geneticamente. Para entender, primeiro precisamos esclarecer o que é a variabilidade genética.

Essa variabilidade genética é o que faz os bichos de uma mesma espécie serem diferentes. Por isso, é possível fazer cruzamentos direcionados e selecionar características que você quer ver na próxima geração daquelas espécies.

O chester é fruto desses cruzamentos direcionados: uma raça de frango selecionada para ter um tamanho maior de peito e coxa e concorrer, justamente, com o peru nas ceias de Natal.

A diferença é que o peru leva cerca de 100 dias para chegar ao peso ideal para o abate, enquanto o frango comum leva cerca de 40 dias. O chester praticamente nasce pronto, com 70% da sua carne concentrada no peito e no coxa, enquanto o frango "normal" tem 45% da carne distribuída entre suas duas áreas mais "suculentas".

O nome deste cruzamento específico de animal vem de "chest", que, em inglês, significa "peito".