Topo

iPhone 14: novo celular da Apple deve ter grande mudança no design; entenda

Em vez de recorte, iPhone 14 Pro (renderização à direita) poderá ter "furo e pílula" - Ian Zelbo/Reprodução
Em vez de recorte, iPhone 14 Pro (renderização à direita) poderá ter "furo e pílula" Imagem: Ian Zelbo/Reprodução

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt, em São Paulo

01/03/2022 10h48Atualizada em 01/03/2022 19h32

Rumores recentes indicam que a Apple irá acabar com o entalhe nos novos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max. No lugar, os modelos terão dois recortes separados: um circular e o outro em formato de pílula, formando uma espécie de ponto de exclamação na horizontal.

Há anos, espera-se a eliminação do entalhe — onde ficam sensores e câmera frontal —, mas uma imagem de um suposto diagrama de fabricação do aparelho, postada na rede social chinesa Weibo esta semana, mostra que o espaço economizado pelos recortes não será tão significativo assim.

Suposto esquema do iPhone 14 Pro, com recorte duplo na tela - Weibo (750x421)

Uma renderização de Ian Zelbo (no topo deste texto), corroborada pelo renomado vazador Jon Prosser — que afirma ter confirmado "independentemente" que o esquema é legítimo —, indica que os recortes serão maiores do que o esperado, comparando com o iPhone 13.

Eles ocupariam praticamente a mesma área do atual entalhe, apenas economizando a moldura escura que se estende até a borda superior do aparelho. Assim, não há um grande ganho de grande espaço útil na tela.

Rumores anteriores indicavam que o recorte seria menor. Ainda não se sabe se a novidade se estenderá para toda a linha, além dos modelos Pro, nos lançamentos deste ano, esperados para o mês de setembro.

Ross Young, presidente executivo da empresa Display Supply Chain Consultants (DSCC ou Consultores da Cadeia de Suprimentos de Display, em português) já havia dito, no Twitter, que o novo formato de furo e pílula seria lançado em todos os modelos de iPhone 15, em 2023.

O que mais esperar do iPhone 14?

Com o evento de lançamento previsto para setembro deste ano, rumores sobre o que esperar dos modelos de iPhone 14 estão a todo vapor.

Os mais recentes apostam que os novos modelos terão um design com Face ID (sistema de reconhecimento facial) embutido sob a tela, além de uma câmera frontal mais discreta — no recortes mencionados acima.

As câmeras traseiras podem ser alinhadas com o vidro (como por exemplo na linha S20 da Samsung), abandonando o visual "cooktop" em alto relevo.

São aguardadas melhorias na câmera ultra wide e uma lente "periscópio", que permite zoom óptico muito maior, além das câmeras de 48 megapixels e recursos de gravação de vídeo 8K.

A Apple também pretende acabar de uma vez com os iPhones em tamanhos menores. Segundo os rumores, podemos esperar: iPhone 14 de 6,1 polegadas; iPhone 14 Pro de 6,1 polegadas; iPhone 14 Max de 6,7 polegadas; e iPhone 14 Pro Max de 6,7 polegadas.

Alguns dos novos modelos podem contar com uma moldura de titânio, e grades de alto-falante e microfone redesenhadas. Além disso, há a possibilidade de um novo sistema térmico de câmara de vapor, mantendo, assim, o iPhone mais frio e minimizando o impacto de chips mais rápidos e da conectividade 5G.

Espera-se que os modelos sejam equipados com processador A16 Bionic com GPU de 4 núcleos e laterais de alumínio.

*Com informações de Apple Insider, MacRumores e Front Page Tech