Topo

iPhone SE 3 e óculos de realidade virtual? Apple marca 1º evento do ano

Convite da Apple para evento no dia 8 de março de 2022 - Tilt
Convite da Apple para evento no dia 8 de março de 2022 Imagem: Tilt

Gabriel Daros

De Tilt, em São Paulo

02/03/2022 15h39Atualizada em 02/03/2022 18h01

A Apple divulgou nesta quarta-feira (2) a data de seu primeiro evento do ano. Ele acontecerá na próxima terça-feira (8), a partir das 15h, no horário de Brasília.

O convite enviado para a imprensa não detalha o que a companhia irá anunciar, mas as apostas são altas para o lançamento de um novo iPhone SE, linha que abre mão de algumas configurações para oferecer um preço menor para os consumidores. Sua última versão deu as caras em 2020.

Se os rumores se confirmarem, o telefone será o mais barato entre os celulares da Apple a ter o 5G.

Novamente, a Apple fará um evento sem presença de público e com transmissão ao vivo direto do campus da Apple, em Cupertino, Califórnia.

O convite destaca apenas a frase "Peek performance" — um trocadilho com "espie/dê uma olhadinha no desempenho", em tradução livre.

Segundo o site MacRumors, o iPhone SE 3 (terceira geração) deve pintar por aí. Além dele, a chegada de um novo iPad Air e, pelo menos, um Mac com um chip de silício, fabricado pela própria companhia, estão no radar.

O site especula que seja um Mac mini, um MacBook Pro de 13 polegadas ou ambos.

iPhone SE: o que esperar

Por se tratar de um modelo com foco em desempenho, a série SE de produtos é uma opção mais em conta para quem deseja um aparelho novo, mas sem as novidades mais avançadas dos modelos topo de linha.

Geralmente, a linha oferece o mesmo processador dos modelos mais avançados, porém sem as novidades de design e todas as tecnologias de câmeras dos irmãos.

As expectativas são de que o iPhone SE 3 venha com o processador A15 (mesmo dos iPhones 13 e 13 Pro), com suporte às redes de telefonia 5G e talvez com o chip U1 de localização avançada que permite uma integração maior com as etiquetas inteligentes AirTag e com alto-falante HomePod mini.

Prévia do Apple Glass?

Outras especulações apontam que o próprio vídeo de divulgação do evento (acima) pode ser, na verdade, uma prévia do Apple Glass — o dispositivo em formato de óculos de Realidade Aumentada e Virtual da empresa.

O produto, nunca confirmado, recebeu nova lenha na fogueira após alguns vazamentos de código aberto apontarem para um novo sistema operacional, o RealityOS, estar em desenvolvimento.

Sobre o vídeo de divulgação, Lance Ulanoff, do site especializado TechRadar, apontou que as cenas poderiam muito bem ter relação com o Apple Glass. Ou melhor, das capacidades de renderização do dispositivo.

Segundo o editor, quando a câmera rotaciona e mais efeitos gráficos estariam flutuando em direção à tela, a imagem estaria exibindo um movimento similar ao de um giro de cabeça, e não uma câmera.

Para ele, os efeitos de cores e do logotipo dariam a entender que a imagem, na verdade, é um efeito holográfico renderizado pelos próprios óculos. Isto, somado ao trocadilho do título com espiadinha, serviria de indício.

No entanto, não há confirmação de que a gravação seja mesmo uma exibição do Apple Glass até o momento. Considerando que toda apresentação costuma levantar suspeitas de mensagens secretas pela comunidade, é bom levar esse rumor com certa cautela.

iPhone 14... só em setembro

Seguindo a tradição do carro-chefe da empresa, é pouco provável que o evento do dia 8 apresente novidades para o iPhone 14. A nova versão do aparelho está estimada apenas para setembro deste ano, que é quando o lançamento normalmente acontece. Entretanto, isso não impede de que novos rumores deem as caras.

Especula-se que smartphones iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max poderão chegar com um novo design de Face ID, sistema de reconhecimento facial do celular, embutido sob a tela.

Além disso, o design da câmera frontal seria mais discreta, com um visual de furo na tela, mais semelhante aos recentes celulares Android, substituindo a "franja" usada desde a linha iPhone X em 2017.

*Colaborou Bruna Souza Cruz, de Tilt