Topo

Samsung admite que limitou desempenho do Galaxy S22 para não esquentar

Galaxy S22 (esq.), Galaxy S22+ (centro) e Galaxy S22 Ultra (dir.) - Divulgação
Galaxy S22 (esq.), Galaxy S22+ (centro) e Galaxy S22 Ultra (dir.) Imagem: Divulgação

Juliana Stern

Colaboração para Tilt

05/03/2022 15h56

A Samsung respondeu às acusações de que estaria limitando o desempenho de milhares de aplicativos nos modelos mais recentes da linha Galaxy S22. Segundo a empresa, pode ser um efeito colateral de uma medida para evitar que o smartphone esquente durante jogos. Uma atualização de software deverá devolver o controle aos usuários.

Kelly Yeo, porta-voz da empresa sul-coreana, afirmou ao site The Verge que a atualização é uma resposta às reclamações recebidas. "Valorizamos o feedback que recebemos sobre nossos produtos e, após uma análise cuidadosa, planejamos lançar uma atualização de software em breve, para que os usuários possam controlar o desempenho enquanto executam aplicativos de jogos."

O comunicado da Samsung veio após diversos relatos de que seus telefones estão limitando de propósito o desempenho de cerca de 10 mil apps, incluindo plataformas de rede social como Instagram e TikTok, além de jogos como Genshin Impact.

Mas o sistema não pareceu afetar aplicativos populares de benchmarking de games, como o 3DMark, o que chamou a atenção de especialistas.

Os relatos indicam que o responsável é um aplicativo chamado Game Optimizing Service (GOS), que não pode ser desinstalado ou desabilitado.

Samsung created an app called GOS and used the app to limit game performance, making the gaming experience worse. However, according to what the Korean community found out today, Samsung confirmed that it has put performance limits on more than 10,000 apps... pic.twitter.com/U58AreZZoo

-- ??? (@GaryeonHan) March 2, 2022

"Samsung criou um app chamado GOS e usou o app para limitar a performance em games, fazendo a experiência de jogar pior. No entanto, de acordo com o que a comunidade coreana descobriu hoje, a Samsung confirmou que colocou um limite de performance em mais de 10.000 aplicativos", diz o tuíte.

O GOS é pensado para otimizar e melhorar a experiência de jogos nos celulares, evitando que o aparelho superaqueça. Mas ele parece estar afetando a performance de aplicativos que não tem nada a ver com games a fim de melhorar a vida útil da bateria.

Além da atualização, a Samsung parece ter iniciado uma investigação para identificar o caso.

"Nossa prioridade é oferecer a melhor experiência móvel para os consumidores", disse Yeo ao The Verge. "O Game Optimizing Service (GOS) foi projetado para ajudar os aplicativos de jogos a alcançar um ótimo desempenho enquanto gerencia a temperatura do dispositivo de forma eficaz. O GOS não gerencia o desempenho de aplicativos que não são de jogos", declarou.

A Samsung não informou, no entanto, quando a atualização vai ser lançada ou por qual motivo os aplicativos populares de benchmarking terem sido poupados da limitação.

Outra fabricante de dispositivos Android, a OnePlus, foi pega em uma situação semelhante no ano passado. A medida, na época, foi para otimizar a vida útil da bateria dos celulares. A chinesa anunciou mais tarde a opção de ativar e desativar o recurso de otimização.