Uber Eats deixa de fazer entregas de comida nesta terça; veja o que muda
A partir de hoje (8), o Uber Eats não realizará mais entregas de restaurantes no Brasil. O aplicativo continuará funcionando apenas para delivery de produtos de mercados e lojas especializadas (através da Cornershop).
O serviço seria encerrado às 23h59 desta segunda-feira (7). Contudo, na manhã de hoje, alguns usuários ainda estão conseguindo pedir refeições prontas. Espera-se que, até o final do dia, o Eats seja totalmente interrompido. Procurada, a empresa ainda não respondeu se houve mudança na data de encerramento ou se é algo com o aplicativo.
A decisão já havia sido anunciada no mês passado, em comunicado enviado aos usuários, no qual a empresa alega uma mudança estratégica global - o serviço já foi interrompido em outros países, como o Índia, Egito, Arábia Saudita, Uruguai, Argentina e Colômbia.
A agressividade do principal rival, o iFood, que domina 70% do setor, também pode ter motivado a desistência.
"A partir de agora, a empresa vai trabalhar em duas frentes: com a Cornershop by Uber, para serviços de intermediação de entrega de compras de supermercados, atacadistas e lojas especializadas; e de entrega de pacotes pelo Uber Flash", afirmou a companhia em nota, na época.
Por meio da Cornershop, startup chilena que foi 100% adquirida pela Uber no ano passado e integrada à plataforma Eats, é possível pedir itens de mercados, atacadistas, adegas, farmácias, açougues, petshops, floriculturas papelarias e outras lojas. Um "shopper" (comprador) faz a separação dos produtos no local e um motorista, de moto ou carro, vai buscar e entregar.
Essa modalidade de delivery já está disponível em mais de cem cidades brasileiras, e será expandida ao longo de 2022. Pode ser acessada tanto pelo aplicativo Uber Eats como pelo proprietário da Cornershop, da mesma maneira.
O plano de assinatura do Uber Pass continuará funcionando mas, obviamente, não terá mais descontos para restaurantes. Os benefícios - como frete grátis nas compras acima de R$ 100 — se mantêm para mercados e lojas e também para a seção de viagens.
O app também afirmou que planeja expandir o Uber Direct - solução para entregas corporativas, em que as empresas podem fazer vendas pelo sistema e solicitar uma viagem para envio do produto. De acordo com a Uber, esta modalidade cresceu cerca de 15 vezes nos últimos 12 meses.
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